domingo, 27 de fevereiro de 2011

Manifestação Indomita

Protesto pacífico
Os vigilantes da capital e de mais duas cidades do Estado de Mato Grosso do Sul ( Naviraí e Dourados ), realizaram uma manifestação pacífica neste sábado dia 26 de Fevereiro de 2011.
O movimento buscou chamar à atenção da população para a atual situação da categoria, que trabalha não só em agências bancárias, mas também em órgãos públicos e federais, assim como também em shoppings ou indústrias.
O grande problema, é que aparentemente, a população não dá a mínima para a segurança, pois a adesão até mesmo por parte dos funcionários foi mínima.
O sindicato da categoria ( Seesvig ), pretendia usar o assalto do último dia 22, a uma agência do Banco HSBC, na avenida Afonso Pena, como forma de conscientizar a população da necessidade de haver uma maior valorização dos funcionários de empresas de segurança.
No dia 22 de Fevereiro, em uma ação criminosa, dupla de assaltantes roubaram um funcionário do banco e um vigilante que estavam saindo da agência. Como os criminosos perceberam a presença de um policial civil que passava pelo local, acabaram disparando e acertando uma adolescente que caminhava pela rua.
A vítima maior foi uma adolescente
Porém, devido aos últimos acontecimentos, o que se vê é que a população na verdade se preocupa mais em tentar culpar o policial civil que apenas reagiu DEPOIS que os bandidos abriram fogo.
Em resumo, a polícia e os outros agentes de segurança, acabaram nesses últimos anos, recebendo a alcunha de "culpados", por todas as ações criminosas que ocorrem em todo o Brasil.
Em várias ocasiões, a mídia acaba jogando a população contra aqueles que estavam tentando desempenhar seu papel de agentes de segurança, esquecendo-se dos principais culpados: os criminosos.
Um exemplo é o caso do filho da apresentadora e atriz Cissa Guimarães que foi morto durante um "racha", mas a mídia acabou direcionando as notícias para os policiais que atenderam o caso. Os policiais foram acusados de terem extorquido dinheiro dos jovens que atropelaram o rapaz. sendo assim, os "assassinos" passaram ao papel de vítimas. E ninguém mais se lembrava que estes estavam praticando um "racha" que veio a causar a morte de outra pessoa.
Carro que atropelou filho de atriz
Assaltos como o ocorrido em Nova Mutum, no Estado de Mato Grosso, mostram que esse não é um acontecimento que coloca em risco apenas a vida dos vigilantes, mas sim de clientes, funcionários do banco, e até mesmo de pedestres que possam estar passando pelo local.

Ladrões fazem mais de 50 reféns.

Por isso chegou a hora da sociedade começar a valorizar esse profissionais que colocam sua própria vida em risco, para defender patrimônios e vidas humanas.
Antes que a situação desses trabalhadores chegue a uma situação em que a própria sociedade possa acabar sendo prejudicada.
Greve de vigilantes

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

A Vida em Mato Grosso do Sul

Mato Grosso... do Sul
Nos últimos dias, uma série de episódios interessantes vem ocorrendo em Mato Grosso do Sul.
Em destaque a eleição fora de época na cidade de Dourados, em que houve coalizão de partidos, para eleger Murilo Zauith ( aquele vice-governador que toda vez que o italiano viajava, desaparecia para não assumir o governo ).
Houveram também, muitas confusões na mídia em relação ao paradeiro de Mato Grosso do Sul.
Isso mesmo! Aparentemente quem escreve novela não sabe diferenciar o estado do sul, do vizinho do norte. Isso ficou evidente quando na novela Insensato Coração, de Gilberto Braga, uma personagem deu a entender que a cidade de Bonito, fica em Mato Grosso, e não no estado de Mato Grosso do Sul.
- É insensatez mandar Bonito pro Mato Grosso?
Agora já tem até deputado querendo gastar milhões com plebiscito para que o povo(?), escolha se quer ou não mudança do nome do estado.
Para completar bem o período pré-carnavalesco, o prefeito de Campo Grande, o Caudilhinho Nelsinho Trad, andou escrevendo um enredo de dar dó.
Primeiro ameaçou vereadores que fossem contra o reajuste da taxa de água e esgoto. Saiu vencendo. Depois nem precisou, pois "enganou os desavisados vereadores", e emplacou um reajuste totalmente equivocado no imposto do IPTU.
Os vereadores, sequer fizeram menção de tentar se explicar, alegaram que o cálculo não era o mesmo que estava no projeto, e que haviam sido "enganados pelo prefeito". Pura balela, pois como provado, o projeto foi aprovado com apenas um voto contra. O vereador Alcides Bernal ( PP ), disse que o projeto deveria ser mais discutido. Mas, como os outros vereadores levaram demorada meia hora ( isso mesmo ), estudando o projeto, resolveram aprovar sem discutir.
Então depois de muitos protestos da população, sem que houvesse ninguém que os defendesse, veio a surpresa maior: os vereadores em carácter de urgência mudaram a lei do silêncio!
Isso aconteceu por causa de uma ordem judicial, que proibia os shows musicais que ocorreriam no parque de exposições Laucídio Coelho. Por causa da falta de licenciamento ambiental, e poluição sonora, os shows estavam ameaçados.
A disposição dos vereadores foi muito maior nesse caso, do que no caso do IPTU, o que traz certa dúvida sobre o discernimento desses que deveriam "criar" leis que viessem a promover o povo, e não shows musicais.
Alguns dos tradicionais itens oferecidos na Expogrande
O prefeito, então para que não houvessem outras surpresas, mudou o local do "desfile das escolas de samba"(?) da capital da Via Morena para a avenida Alfredo Scaff, próxima a área do Papa ( aquela que certo italiano quando prefeito vendeu a preço de bananas ).
Na presunção de que o Papa, como está do outro lado do mundo, não ouviria a barulheira do Carnaval, desrespeitou os moradores da região do bairro Santo Amaro. Pois com certeza o direito deles é o mesmo que o dos moradores da Via Morena, e como lá na área do Papa também não há isolamento acústico...
O que se vê porém, é como o poder público sabe "criar" suas próprias prioridades. Pois com certeza nenhum de nossos vereadores sabiam que nesse último final de semana ( dias 12 e 13 ), só haviam médicos pediatras no posto de saúde do bairro Coronel Antonino, e em nenhum outro lugar da cidade. Uma vergonha.
Porém, ninguém vem a público falar sobre isso, mas quando se trata de projetos "imbecis", logo surge um defensor dessa ideia.
Mas, como o povo está naquela tensão sobre o destino dos shows da Expogrande, e do Carnaval, quem é que vai querer levar "guri chorão" ao médico, não é mesmo?
- Só faltou o Papa...

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Egito, Democracia ou Fanatismo

Protesto contra Mubarak
Esta foto acima diz muito sobre o que está acontecendo na República Árabe do Egito. Os protestantes alegam que querem a democracia, mas na verdade são motivados e manipulados por extremistas religiosos. A "estrela de Davi", ou o "Símbolo de Salomão", representa Israel, país considerado o maior inimigo do mundo Árabe.
É claro que um "presidente" como Hosni Mubarak, que está no poder a 30 anos, e tem um patrimônio estimado em US$ 70 bilhões, deve ser combatido. Mas de forma pacífica.
Mas, infelizmente as Nações Unidas pouco fizeram nestes 30 anos, para barrar os desmandos desse "ditador". Mas agora, que a situação se tornou grave, quer tentar influenciar nas decisões do povo do país. O mesmo se pode dizer dos EUA, que são os maiores patrocinadores militares do Egito.
A luta pela democracia é válida, seja em qualquer lugar do mundo. Porém, o que os opositores querem, não é a democracia, mas sim apenas a troca de controle do poder.
A Irmandade Muçulmana pretende apenas expulsar o "mundo ocidental" do país. Essa irmandade é na verdade uma facção fundamentalista islâmica que pratica ataques no Egito, Marrocos, Turquia e Líbano. Ou seja em todos os países em que há bom relacionamento com o ocidente.
O Alcorão na base da espada, defende a Irmandade Muçulmana
Mas os países ocidentais, já se mobilizam para que a situação seja contornada, e que o Mundo Islâmico não tome o poder no país. Existem vários negociadores das Nações Unidas e dos EUA, tentando influenciar na construção de um "governo de regime democrático".
Os resultados poderão ser desastrosos, pois se o "mundo ocidental" continuar no poder, as desigualdades sociais continuarão e o controle do povo egípcio pode caminhar para as mãos de outro ditador, simpatizante do Ocidente.
Mas se o "mundo Árabe" tomar o poder, com certeza simplesmente continuarão a patrocinar ataques terroristas e assassinatos de pessoas cujo o "crime", é apenas não compartilhar de seu fanatismo religioso.
E o Egito não será o último lugar do mundo onde haverão lutas armadas e golpes militares. Pois o Oriente Médio é uma enorme "panela de pressão", prestes a explodir a qualquer momento.
Infelizmente, a "estrela de Davi" perdeu seu significado verdadeiro e agora é considerada um símbolo de guerra e destruição.
E não existe nenhuma vontade de se mudar isso, seja do lado "muçulmano", ou do lado "ocidental".
A estrela de Davi perdeu seu significado.