sábado, 5 de julho de 2025

O Liberal Constrangimento

É constrangedor quando um liberal confunde lé com cré e diz que "comunistas querem que um mendigo vá morar na sua casa".

Essa gente não faz a mínima ideia da diferença entre propriedade pessoal e propriedade privada.

Vamos ajudá-los a escapar dos grilhões da ignorância?

Propriedade tem, ao menos, 3 significados diferentes:

O primeiro está relacionado ao direito legítimo de usar algo de forma exclusiva.

O segundo se refere ao direito ilegítimo de explorar a posse de algo.

O terceiro, desdobramento do segundo, corresponde ao direito ilegítimo de possuir o que é produzido em uma propriedade do significado acima.

O primeiro caso pode ser traduzido como posse. Eu possuo o celular que uso agora para escrever essa postagem. Uso esse aparelho para trabalhar, para me deslocar e para me comunicar com os outros. Dividir sua posse atrapalharia consideravelmente minhas rotinas, portanto posso, de modo legítimo, reclamar sua posse exclusiva. Todavia seria bem diferente se eu tivesse mais um - ou vários outros - celulares para aluguel. Esses aparelhos adicionais já fugiriam desse conceito de posse e se classificariam nos dois últimos significados de propriedade, ambos ilegítimos.

Nós comunistas aceitamos a posse para uso de uma propriedade ou bem, isso é mais do que legítimo, é a chave para a atividade e até mesmo para a existência humana. O que combatemos é o exercício da propriedade não para seu usufruto, mas para a exploração de outras pessoas. É a famosa e infame propriedade privada de meios de produção.

No limite, há uma quantidade finita de bens que uma pessoa reclamar legitimamente a posse; uma casa, uma câmera fotográfica, um barbeador, algumas peças de roupas e por aí afora. Somente quando se tem mais do que se usa é que começam os problemas de legitimidade com o conceito de propriedade. É o senhorio que aluga 50 casas para viver como rico baseado na insegurança alheia, é o empresário que vive da propriedade da fábrica e dos produtos nela fabricados por trabalhadores explorados e assim por diante.

Sinceramente não sei se liberais são ignorantes ou desonestos por não enxergarem tais diferenças. No fundo, pouco importa; a depender de mim morariam num Gulag, com boas ou más intenções.


TEXTO DE:

Alexandre Périgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário