sábado, 17 de junho de 2023

Polícia Federal descobre projetos golpitas no celular Mauro Cid

O ministro Alexandre de Moraes tornou pública a análise da Polícia Federal sobre o conteúdo do celular de Mauro Cidex-caporegime de Bolsonaro.

Mauro Cid está preso desde maio, sob suspeita de adulterar o cartão de vacina de seu antigo Don.

No celular, foram encontradas mensagens trocadas entre apoiadores de Bolsonaro a favor de atos golpistas e de um Golpe de Estado objetivando a permanência de Bolsonaro na presidência por tempo indeterminado.

PF descobriu que Mauro Cid enviou para um contato identificado com seu próprio nome um documento contendo instruções para desconstruir instituições democráticas, como título de “Forças Armadas como poder moderador”. O texto sugere declaração de estado de sítio. A PF não conseguiu identificar a origem do documento cujo arquivo foi criado em 25 de outubro de 2022.

Segundo o arquivo, essas medidas iriam ser tomadas após a autorização de Bolsonaro.

O documento no celular de Cid também diz que havia “ativismo judicial” e critica ministros do STF e do TSE, acusando os ministros por terem cometido “violações da prerrogativa de outros Poderes”.

Cid também manteve conversas com militares sobre possíveis ações golpistas. Em dezembro, o coronel Jean Lawand Junior, do Alto Comando do Exército, conversou com Cid sobre uma tentativa de convencer Bolsonaro a tomar o poder de maneira autoritária.

Pelo amor de Deus, Cidão, faz alguma coisa, cara. Convence ele a fazer. Ele não pode recuar agora. Ele não tem nada a perder. Ele vai ser preso. O presidente vai ser preso. E, pior, na Papuda, cara.

Disse o coronel em um áudio enviado a Cid, que respondeu:

Mas o presidente não pode dar uma ordem... se ele não confia no ACE ( Alto Comando do Exército )”.

PF ainda descobriu outra mensagem de Lawand para Cid.

“Cid, pelo amor de Deus, o homem tem que dar a ordem. Se a cúpula do Exército não está com ele, de Divisão para baixo está”.

Em 21 de dezembro, a última troca de mensagens entre os dois. Lawand escreveu:

Soube agora que não vai sair nada. Decepção irmão. Entregamos o país”.

Cid respondeu:

Infelizmente”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário