quinta-feira, 3 de julho de 2025

Guerra Fria no Futebol mundial

Pra começarmos, você deve saber o básico; a FIFA destina-se a organizar e monitorizar competições intercontinentais (Copa do Mundo), enquanto a UEFA apenas o faz a nível Europeu (Eurocopa).

Existe uma disputa velada entre a FIFA e a UEFA em quem tem mais poder, influências e logicamente capital em caixa. E essa disputa chega a conquista de patrocinadores de bandeiras de cartões de crédito, cervejas oficiais, marcas de carros oficiais; enfim tudo que seja oficial para a competição e as marcas no backdrop oficial mundial e que se destina em grandes fortunas. E muitas marcas patrocinam esses eventos porque sabem que dão o retorno de mídia maior do que o investimento.

E nos últimos anos a UEFA tem se dedicado a se isolar do resto do mundo com a criação da Liga das Nações, o que sinceramente não existe uma lógica fundamental já que existe a Eurocopa, mas essa Liga entra justamente nas “Datas FIFA”, o que ocasiona esse isolamento mundial. Puramente uma guerra de poder, já que a FIFA intensificou a Copa do Mundo feminina e a criação da Copa do Mundo de Clubes, um sonho antigo e que saiu do papel nesse ano de 2025, para desespero dos clubes e federações europeias pois justamente calha no calendário o fim da temporada europeia e na metade do calendário dos clubes sul americanos.

Isso é a demonstração de poder e força da FIFA de quem manda realmente na administração do futebol mundial, fazer uma Copa do Mundo de 2 em 2 anos, intercalando clubes com seleções. E as premiações são extremamente pomposas, desde o campeão até o último colocado, uma tentativa de solidificação da instituição FIFA com seus parceiros comerciais e de comunicação, com o intuito de trazer de volta o público mundial.

Sabemos quem manda hoje no futebol em campo graças aos seus poderosos proprietários beira na base de 6 a 8 clubes na primeira prateleira, mas chegar ao ponto de querer ditar as regras do jogo chega a ser muita presunção e arrogância da UEFA.

TEXTO DE:
Thiago Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário