"É impensável que um mortal normal ou um pai com uma renda normal possa pagar. Já vemos isso nas classes Bambini, nas classes juniores, há uma ou duas categorias nas corridas de clubes onde é possível, mas além disso, sem apoio, fica muito difícil"
(Ralf Schumacher)
O Automobilismo é um esporte de rendimento que exige um grau alto de investimento para chegar, isso desde a base no kart, a migração para as categorias fórmula, a inserção a categorias de base na Europa e quem sabe chegar na Fórmula 1.
Normalmente o jovem recebe um suporte familiar desde cedo e ele vai galgando voos maiores e simultaneamente as cifras ficam cada vez mais altas. O automobilismo é um esporte caro. E que se desenvolveu de forma que é esperado que os próprios pilotos tragam consigo um pacote de patrocínio e talento, ainda que o equilíbrio dessa fórmula admita quantidades diferentes de um ou de outro.
Se puxar o histórico de campeões da F1; há pilotos que nasceram em berços de ouro como Senna e Lauda, há pilotos que galgaram suas trajetórias através de conhecimentos múltiplos como Brabham e Piquet, por exemplo, e também há pilotos cuja suas realidades não diziam que eles conseguiriam ser pilotos, quiçá chegarem na F1; como Schumacher e Hamilton. E os dois curiosamente não só chegaram na F1 como conseguiram vitórias e títulos e por ironia do destino são os recordistas como os maiores vencedores.
O pai de Schumacher era zelador de um pequeno kartódromo no interior da Alemanha, e percebeu o talento de seu filho e foi correndo atrás em ferros velhos para conseguir peças e pneus usados e montava o kart em suas folgas para o filho. Com as vitórias alcançadas, Schumacher atraiu a atenção da Mercedes que o levou para o Mundial de Marcas e foi a fiadora para a sua entrada na F1. De lá pra cá foram sete títulos, dois com a Benetton e cinco com a Ferrari.
O pai de Hamilton percebeu desde cedo o talento de seu filho e se virava entre 3 a 4 empregos para mantê-lo competindo. E Lewis foi se dedicando cada vez mais, a tal ponto de atrair a atenção de Ron Dennis que o apoiou nas divisões de base até a sua estreia na F1 pela McLaren onde conquistou o seu primeiro título, os outros seis títulos foram pela equipe Mercedes.
TEXTO DE:
Thiago Muniz
Nenhum comentário:
Postar um comentário