Inauguramos nosso novo quadro, o Soltando a língua, com um dos nossos colaboradores mais antigos.
Tarciso Tertuliano Paixão está conosco desde o lançamento da página em 2010, e já publicou aqui textos como os da "Crônicas de uma República Pantaneira".
Aqui, nós perguntamos e nosso convidado solta a língua.
A ENTREVISTA FOI REALIZADA NO DIA 18 DE JANEIRO
LP - A primeira pergunta só podia ser esta: o julgamento do recurso do Lula, o que vai acontecer?
TARCISO - Já está decidido, eles vão manter a condenação, e vai tudo parar no Supremo.
LP - E acha justa?
TARCISO - Essa não. Se ele fez alguma coisa errada, problema dele. Mas esse caso do triplex é ridículo.
LP - Por que ridículo?
TARCISO - Olha, a denúncia original do MPF foi de propina em 3 contratos da tal OAS. Mas o Moro ( Sérgio Moro, juiz federal ) ignorou essa denúncia. Mas condenou o Lula por acreditar que achava que o Lula era obrigado a saber do que estava acontecendo. Agora, no recurso o MPF quer pedir para aumentar pena, baseado na denúncia original. Bom, se o TRF4 acatar isso, significa que Moro errou? Se ele errou, então anula tudo ou julga tudo outra vez? Além disso, em um dos embargos de declaração, o Moro disse "esse juízo nunca sustentou que o dinheiro do imóvel é decorrente de propina dos 3 contratos". Se não era dos contratos decorrentes da Petrobrás, Moro realmente não era o juiz que deveria julgar o caso. Pois não sendo da Petrobrás não é da Lava-jato. E para terminar, Moro e o MPF alegam que o triplex é do Lula, mas a justiça do Distrito Federal penhorou o imóvel no nome da OAS para pagamento de dívida.
LP - Ufa, depois disso tudo podemos dizer: Vai votar no Lula para presidente?
TARCISO - Já votei duas vezes no Lula, mas agora não. Ele já teve 2 mandatos. Quem me conhece sabe que um dos motivos para não querer o Andrea ( Puccinelli ) como governador é o fato de já ter tido 2 mandatos. Seria hipocrisia, defender um terceiro mandato do Lula, sendo contra o terceiro do italiano.
LP - Em quem vai votar?
TARCISO - Já viu lista de candidatos? Meu voto é nulo! Aliás nem a biometria cadastrei ainda.
LP - Pode ao menos explicar porque não vai votar em ninguém?
TARCISO - Bom, do Lula já falei. Sou contra terceiro mandato no executivo.
LP - Então a gente cita um nome e você analisa: Temer?
TARCISO - É sacanagem? Ele quando aceitou apoiar o impeachment foi acordado com o PSDB que ele não seria candidato a reeleição, para não ser cassado junto. A chapa toda. Depois o Supremo Eleitoral inocentou a chapa de todas acusações.
LP - Alckmin?
TARCISO - Fracassado. O partido lutou tanto para o impeachment, para assumir o país, e vai perder nas urnas outra vez. Acho que fica em terceiro ou até quarto.
LP - Bolsonaro?
TARCISO - Um mentiroso. E para desespero do PSDB, o cara que talvez seja a maior burrada do próprio PSDB. Pois não duvido, que possa ser muito bem votado.
LP - Como assim do PSDB?
TARCISO - Ora, para conseguir o impeachment, o partido teve de se valer de "cachorro-de-rinha". O problema é que para acabar com a imagem da ex-presidente, acabaram dando muito espaço para esse mentiroso contumaz. Agora, correm o risco de ver ele se eleger. E depois? Vão fazer outro impeachment? Deputados para isso eles terão, PSDB e PMDB, porque vão eleger as maiores bancadas.
LP - Por que Bolsonaro é mentiroso?
TARCISO - Nossa! O camarada promete arma "para cidadão de bem", e você acredita nessa asneira? E tem mais: se dizia o honesto mas está cheio de imóveis de luxo e patrimônio que não tem explicação. Fora pagar salário de gabinete para caseira vendedora de açaí. Não tem como votar em um canalha que chama o bolsa família de "esmola do PT", que recebe verba irregular de auxílio moradia. O bolsa família não é do PT, é do Brasil. É das milhões de famílias que se perderem esse direto morrem de fome. Por culpa do próprio país que não cuida do seu povo.
LP - Luciano Huck?
TARCISO - Lembra do Collor com a Roseane? Seriam uma reedição com ele e a Angélica. Só que não sei nada sobre as idéias dele. O que pensa para o país. Então nem dá para analisar.
LP - Você falou Collor, então vai, Collor.
TARCISO - Você lembra que o impeachment dele foi pior que o da Dilma? Por causa de um fiat Elba? Com o povo nas ruas, igual agora, e quem assumiu? Um governo tampão comprometido com o PSDB, igual agora. Mas muito tempo já passou, não é o mesmo Collor do passado, esse de hoje é realmente o que eles nos fizeram crer que era.
LP - Marina Silva, Ciro Gomes ou Álvaro Dias?
TARCISO - Dentre todos esses nomes, são os três "menos piores". O problema da Marina, é que ela já não tem mais aquele gás do tempo de Chico Mendes. Foi talvez a melhor ministra do meio ambiente na minha opinião. Mas ela some durante muito tempo e só reaparece na eleição, e isso parece oportunismo. Ciro já foi governador no Ceará e lá diminuiu a mortalidade infantil de forma inacreditável, junto com Itamar, FHC e outros, criou o real. Mas se afastou da política em 2008, mais ou menos. Nesse tempo até foi secretario de saúde, mas só é lembrado quem é visto. Acho difícil ele levantar sua candidatura em tempo tão curto. Já o Álvaro, está em uma sigla que aqui no estado, eu gosto muito, mas a nacional deles, meu Deus! Acho ele arrogante demais, mas isso, aqui de longe, não conheço de perto. No PSDB era moralista, ao menos no gogó, mas saiu, né? Por quê?
LP - Quem você acha que será o próximo presidente?
TARCISO - Se o PSDB apostasse em Dória, aquele do bolsa frolics para o povo, talvez levasse. Não gosto dele, mas se eu fosse o mandatário da sigla sacava o Alckmin e apostava nele. Mas, com Alckimin, podem perder para o Bolsonaro. E antes que pergunte, Lula não sai candidato. E já que a campanha vai se resumir em "quem fala mais do Lula", melhor eleger um Alckmin que um Bolsonaro. O Alckmin ao menos não é problemático mental.
LP - Você não gosta do Bolsonaro, mas acha que ele ganha?
TARCISO - Sim. Por causa da intolerância que o processo de impeachment gerou. O PSDB investiu duro nessa idiotice de que tudo é o fantasma do comunismo. Mas acabaram alimentando uma besta que pode morder a mão deles. Espero ao menos que o Bivar seja o vice e não uma desgraça completa como um Magno Malta, senão o país quebra de uma vez.
LP - E o futuro do país?
TARCISO - Com Bolsonaro, o PSDB vai mandar no país ao lado do PMDB, ou ele não governa. Enquanto ele vai ficar brigando com gays, comunistas, etc. E eles vão acabar mais ainda com diretos básicos do povo. Mas terão sempre apoio dos alienados quando disserem que é para combater o comunismo. Foi assim também com o PT, os lulistas apoiaram tudo cegamente, inclusive erros básicos que poderiam ser evitados facilmente.
CONTINUA NA SEGUNDA PARTE FALANDO DA POLÍTICA DO ESTADO
Nenhum comentário:
Postar um comentário