sábado, 22 de fevereiro de 2025

STF e 34 réus pesos pesados:a maior ação penal da história do país

Se o STF receber a denúncia da PGR em face do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 34 indiciados, serão réus no mesmo processo um ex-presidente, dois ex- ministros da Justiça, um Almirante e diversos generais e outros militares de alta patente.

Em quase 150 anos de república isso é totalmente inédito. 

Em dado momento durante a persecução penal, os generais Freire Gomes e Carlos Baptista Jr (ex- comandantes do Exército e Aeronáutica) serão intimados a depor Como já foram ouvidos pela PF

Este será um momento de inflexão para a narrativa da defesa de Jair bolsonaro, que alega que a delação premiada de Mauro Cid foi feita sob coação.

Vamos admitir que Cid tenha sido coagido e jogar fora o depoimento dele.

O que faria os comandantes do Exército e da Aeronáutica acusarem o ex-presidente de ter convidado-os a participar de um golpe de Estado?

Não faz sentido. Por que acusariam falsamente o presidente que os nomeou para atuar em conjunto com o Ministro da Defesa?

Notem que a confiança de Bolsonaro no êxito do golpe e "lealdade" destes militares era tão grande, que os convidou. Convite esse que ambos recusaram e Freire Gomes alertou o ex-presidente que se este continuasse com aquela conversa, ele teria que lhe dar voz de prisão.

Vale recordar que o Exército é o braço das forças armadas que realmente tem o efetivo necessário para dar um golpe. Se Freire Gomes tivesse capitulado e deixado o legalismo de lado, se juntando ao Almirante Garnier, que topou a proposta, a tentativa de abolição do Estado democrático de direito teria prosseguido e possivelmente sido exitosa.

Em certa medida, as nossas instituições foram testadas e esgarçadas, e até pontualmente cederam, mas plano geral, resistiram e a ordem democrática foi mantida.

A apuração desta  tentativa de golpe de estado em processo criminal é inédita no país na medida em que podemos contar ao menos seis tentativas de golpe desde o final do século XXI em que simplesmente nenhum militar ou político realmente importante tenham sido punidos.

Esta ação penal será provavelmente a de maior impacto na história do país.


TEXTO DE:

Alexandre Gossn

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Defesa de Bolsonaro alega: o golpe era surpresa

A defesa de Bolsonaro já definiu a sua linha de argumentação: depois da festa surpresa de aniversário, da revelação surpresa do sexo do bebê e da festa surpresa de aposentadoria, vem aí o "golpe surpresa".

Toda a família de Jair Bolsonaro, todo seu entorno político,  toda a direção de seu partido e mais um sem número de generais e de militares de alta patente organizaram um golpe de estado, porém sem avisar o futuro ditador.

A ideia era "fazer uma surpresa" para o mito. E um cuidado hercúleo foi tomado para que ele não descobrisse tudo antes da hora.

Não sei vocês, mas eu já consigo até visualizar a cena: Bolsonaro acorda no dia 9 de janeiro, toma um café da manhã reforçado servido por uma sorridente Michelle, que então, após seu maridinho encher o bucho, o leva de carro até a Praça dos Três Poderes, absolutamente lotada.

- "Ôôô, Michelle, que é isso tudo ae? Já achei estranho esse café da manhã servido por você, que ultimamente nem dormir em casa dorme... Tá acontecendo o quê aqui?"
 
- "Relacha, Jair, já já você vai saber".

- "Mulher, você sabe que eu não gosto de surpresa, taokey"?

O carro chega a seu destino. Jair vê um monte de gente e desce do veículo sem entender nada. O general Heleno chega até ele com a faixa presidencial manchada de sangue e com uma bandeja de prata com as cabeças decapitadas de Lula e de Alexandre de Morais:

- "Bom dia, capitão, ou melhor, nosso líder supremo e eterno presidente! SUPREEESAAAA! Esses são três presentinhos das forças armadas para você!"

- "Porra, Heleno, que merda é essa?"

- "Nós lhe preparamos um golpe de surpresa de presente! Não repara não, como era surpresa não deu tempo de chamar muitos patriotas, mas até o fim da tarde isso aqui estará bem cheio!"

- "Golpe? Como assim, porra?"

- "Sim, golpe! Agora você será nosso presidente nos próximos vinte anos! Ou mais! E olha, tá aqui, preparamos até um discursinho pra você fazer pro país!"

Emocionado e com a voz embargada, Jair diz:

- "Nossa, nunca imaginei isso, taokey? Mas presente surpresa a gente não rejeita, nisso daí."

Sinceramente, acho que seria mais eficaz se a defesa do ex-presidente golpista esquecesse essa linha e passasse a rezar para um pneu de trator, pedindo a absolvição de seu cliente...

TEXTO DE:
Alexandre de Oliveira Périgo

terça-feira, 18 de fevereiro de 2025

Querem acabar com Lula

Com as pesquisas de intenção de voto favoráveis a Lula num cenário para 2026 onde ele ganha de todos os candidatos hoje possíveis; algumas alas políticas estão criando ramificações para queimar a imagem do presidente e talvez faça com que ele nem disputa as eleições; o que será uma violência para a democracia.

Extrema-direita: obviamente através de fake News num ambiente de redes sociais totalmente favorável ao ódio extremista e também no lobby cada vez mais forte da lei da anistia, vide que a PGR está para entregar a sua denúncia ao STF.

Faria Lima: através de uma pressão forte dentro do Banco Central, a taxa SELIC só aumenta numa expectativa que era de baixa; o que ocasiona pressão ao governo federal, principalmente para corte de gastos, focado nas projetos sociais de desenvolvimento.

Congresso: com o advento do PSD nas eleições municipais de 2024; Gilberto Kassab pressiona por mais espaço dentro do governo querendo mais ministérios e blefa ouvindo Jair Bolsonaro questões políticas. Hugo Motta é uma incógnita pois o seu discurso a favor da democracia foi todo por água abaixo quando relativizou a tentativa de golpe do 8 de janeiro.

Esquerda: querendo mais espaço num ambiente amplamente favorável dentro do governo, não cria um laço nacional de união contra o extremismo, permitindo que a extrema direita domine a comunicação nas redes sociais fomentando as fake news. Janja cada vez mais isolando Lula de maneira desnecessária.

Agro: com a meta de lucrar não atingida, não tem o menor pudor de descartar os alimentos de maneira criminosa com a intenção de provocar escassez e assim aumentar os preços. O MST precisa ser acionado para combater.

Imprensa Oligárquica: achava que com a ascensão de Lula ao poder poderiam ter de volta as grandes verbas publicitárias como de outras épocas e ao que parece desta vez não veio. Qual o plano? Criar lobbies e narrativas com a proposta de negativar a imagem dele e assim retomar as grandes verbas. E para isso não tem pudor de darem mais espaços a representantes do extremismo e também do nazi-fascismo em suas pautas. 

Todos esses fatores são para promover a desistência de Lula para 2026 e enfraquecê-lo politicamente.

TEXTO DE:
Thiago Muniz

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025

Um novo feudalismo a caminho

A internet com o passar dos anos se tornou um instrumento de conectividade, porém com o advento das bigTechs, as redes sociais, o algoritmo passou a ser mais importante que a realidade.

Não há mais o compromisso com a verdade e sim com o capital, em detrimento da soberania e do Estado. Os overlords Bigs estão em campanha pelo mundo com a meta de destruir democracias através da união do BigMoney, BigOil e da BigTech. O BigMoney através dos barões das criptomoedas (Bitcoin e Ethereum) onde não há um controle e regulamentação do capital, o BigOil através dos (ainda!) poderosos do petróleo que com os anos foram perdendo espaço para a energia sustentável e querem retomar o protagonismo e as BigTechs através das redes sociais (X / Facebook / Instagram). Eles não enxergam mais fronteiras e regras, acham que estão acima de tudo e de todos.

Esse casamento entre os Bigs com a extrema-direita mundial está sendo bem sucedido pois a meta de soberania global entre Capital e Ódio está a todo vapor e parece que o mundo está comprando essa narrativa com afinco.

A sincronização dessa união colocam em risco não só a sobrevivência da nossa própria espécie, mas também a viabilidade de todas as outras formas de vida orgânica ao nosso redor.

Do ápice do impacto das mudanças climáticas, que seguindo um perfeito efeito dominó desencadearia uma sequências devastadora de eventos mundo afora, como incêndios infernais e furacões e tsunamis jamais vistos, secas prolongadas que quebram safras essenciais e produzem escassez de água potável, queda brutal na produção de energia por fontes renováveis devido à redução do volume das suas barragens de usinas hidrelétricas e até a eclosão de novas pandemias.


TEXTO DE:

Thiago Muniz

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Notícias noticiosas da nossa política Brazuka (uma farofa daquelas)

Carlos Lupi, presidente do PDT, comandou um almoço nesta sexta (14), em Fortaleza, com meia dúzia de gatos pingados, para planejar o futuro do PDT no Ceará e no cenário nacional.

Ciro Gomes, o progressista-conservador-liberal-ruralista-trabalhista-de-turno não esteve presente.

O motivo deve ser porque Ciro tem raiva de todo mundo, e ninguém ia conseguir ter apetite com ele raivoso na mesa.

O Didi ainda gosta dele, mas difícil mesmo é encontrar alguém que ainda goste dos dois.

Mais animada esta sendo a viagem de Pablo Marqueteiro Marçal e Gusttavo Anacoluto Lima aos EUA. Desta aliança pode sair a chapa perfeita dos abestados para a corrida presidencial de 2026.

E como anda baixa a avaliação do presidente Lula!

A alegria do Eduardo Oinegue e do Joel Pinheiro só não é completa porque o candidato deles, Ronaldo, o macho Caiado, tem avaliação ainda pior. Hoje aparece nas pesquisas atrás de Lula, Ciro, Gusttavo Lima, Simone Tebet, Sérgio Sacani, Neymar e Patati Patatá.

Aliás, será que se o macho Caiado aparecer comendo mandioca com casca a exemplo do desmiolado Zema que apareceu comendo bananinha (não o Eduardo, a fruta mesmo), sobe na pesquisa?

E como desgraça pouca é bobagem, a Esquerda Pró-gressista Youtuber passou a se atacar.

Demori x Attuch é a bola da vez.

Motivo: Lula é liberal demais e comunista de menos.

Então vale atacar o governo e os canais que o defendem de críticas infundadas, para em 2026 emplacar um verdadeiro esquerdista.

Só não se sabe quem.

Assim como a mídia hegemônica, saudosa da direita liberal (que hoje mora no céu), não quer nem Lula, nem Bolsonaro, essa esquerda mais a esquerda, só mais um pouquinho, aí... aí tá bom, não quer nenhum dos dois.

O problema é que o tal candidato perfeito deve ser o vácuo. Não surge um nomezinho à toa para a galera bombar.

Será que o jeito será apelar para um candidato estrangeiro, a exemplo do futebol que agora acha que qualquer um que não seja brasileiro é melhor?

Pode ser um republicano estadunidense que seja bonito e cavalheiro e goste de boa música. Tiraria foto com a Tabata e faria reunião com o Tarcísio (que precisa urgente tratar aquela pele horrível), jantaria com o Kassab, e daria entrevista ao Canal Livre, falando em pacificar...

Um candidato assim, poderia Make Brasil Great Again e usar um boné com a sigla MABGA. Desde que se explique para a Bia Kics e a Zambelli que não se trata de boné de Complexo.

É gente... o Brasil não é para amadores.

A não ser que esse amador seja estrangeiro, que deve ser bem melhor que os nossos...

EXTRA:

Abaixo segue imagem do Caiado com inveja e ciúmes do Lula desde o descobrimento do Brasil:



quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Starbucks processada por contratar negros (parece piada mas não é)

A Starbucks foi processada pelo estado co Missouri, nos Estados Unidos, que acusou a rede de cafeterias de usar um comprometimento com diversidade, equidade e inclusão como pretexto para discriminar brancos e héteros.

Em uma queixa apresentada ao Tribunal Federal de St. Louis, o Missouri acusou a Starbucks de vincular a remuneração dos executivos ao cumprimento de cotas de contratações baseadas em raça e gênero.

O que na prática obrigaria brancos a trabalharem com negros, ou héteros trabalharem com homossexuais como se fossem iguais e tivessem os mesmos direitos. O que na tese do Missouri configura um ato flagrante de racismo contra brancos, por exemplo.

A empresa ainda é acusada de criar um sistema de cotas para garantir que seu próprio conselho de administração tenha uma variedade de origens raciais e étnicas. O que obviamente ignoraria o direito natural dos brancos liderarem as empresas.

O Procurador-Geral do Missouri, Andrew Bailey se disse enojado com toda essa situação na Starbucks. Ele considera um desrespeito ao povo branco, toda essa política que tenta igualar as pessoas.

A Starbucks não respondeu a pedidos de comentários, até porque, não há muito o que dizer sobre isso tudo.

O processo contesta políticas da Starbucks adotadas desde 2020, após o assassinato de George Floyd, um negro, por um policial de Minneapolis.

Gracas a Deus, esse processo do estado contra uma empresa privada, está acontecendo nos Estados Unidos, pois fosse no Brasil, seria chamado Comunismo, não é mesmo?

sábado, 8 de fevereiro de 2025

(Tris)tirinhas do Thiago Muniz

1) Onde o jornalismo deturpa e o mercado dá chilique, esse é o Brasil alimentado pelo ódio da extrema direita.

2) Se um produto X custa 10 reais e você acha caro, o que você deve fazer? Comprar ou pesquisar em algum lugar mais barato? Num ambiente normal você pesquisa e normalmente você acha. O Lula disse isso e o que o jornalismo brasileiro faz? Deturpa a fala dele.

3) O “engraçado” era que a extrema direita propagava ossos para os pobres na gestão Bolsonaro e o jornalismo brasileiro batia palmas e justificava com o famoso “Não é bem assim…

4) Hugo Motta é uma mistura de Arthur Lira com Eduardo Cunha banhado com harmonização facial. Mal assumiu o cargo e já passou pano para a tentativa de golpe do 8 de janeiro. Abram o olho! 

5) Camarão que dorme a onda leva; hoje é dia da caça outro é do caçador. Devemos caçar a extrema direita um por um até eles voltarem a ter medo de serem o que são.

6) Bolsonaro inelegível. Um beijo e um queijo para a bozonada ********* de Balneário Camboriú.

7) Donald Trump quer construir resorts, shoppings, cassinos e puteiros no vasto território de Gaza. E aproveitar para fazer uma grande limpeza étnica e espalhar os palestinos pelo mundo. E tudo isso com a anuência da política sionista de Israel

8) Agro é Tech, Agro é CÂNCER!


TEXTO DE:

Thiago Muniz

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Os planos do Homem Laranja

O mundo ocidental pode estar surpreendido com os planos de Trump, mas não os pesquisadores de geopolítica e também a própria mídia árabe que vem afirmando que existem interesses dos Estados Unidos na faixa de Gaza e também no sul do Líbano.

Por conta da guerra da Ucrânia, o suprimento de gás e petróleo das potências da União Europeia está severamente prejudicado.

Sabemos inclusive que parte da crise econômica alemã e também francesa deriva da falta de competitividade de suas economia, que estão sendo obrigadas a comprar petróleo e gás muito mais caros que antigamente compravam da Rússia.

Pior.

Sabemos que esses países têm inclusive comprado gás e petróleo e russos revendidos por terceiros como se isso não desrespeitasse as próprias sanções que aplicaram.

Ao mesmo tempo, hoje se sabe que existe um acordo internacional entre Grécia, Chipre e Israel para a construção de gasodutos que levariam esses produtos comprados da Rússia agora obtidos do Chipre mediante equipamento que iria até a Itália e assim abasteceria o mercado europeu.

Existem indícios de que existem também reservas em Gaza e no sul do Líbano.

É evidente que os Estados Unidos, as potências europeias e Israel possuem interesse nisso.

Era uma questão de tempo para que os reais interesses do Ocidente ficassem claros e de que sempre houve um intuito de "limpar" Gaza.

As violações aos direitos humanos e a imposição de um regime de apartheid vigoram em Gaza há mais de uma década e não somente a partir dos bombardeios de Netanyahu.

É importante também chamar atenção para o fato de que o cessar fogo em Gaza está apenas evitando que mais pessoas morram em Gaza, mas não teve nenhum efeito sobre o que está acontecendo na Cisjordânia, outra ocupação Palestina, porém governada pela autoridade Palestina e não pelo Hamas.

Enquanto o mundo esteve focado em Gaza, o governo israelense não economizou esforços em prosseguir ocupando a Cisjordânia e expulsando palestinos.

O governo israelense também vem adentrando o território sírio e já controla grande parte das reservas de água da Síria.

O governo Trump certamente apoia essas iniciativas.

Para alimentar os europeus com energia mais barata, os Estados Unidos e Israel estão promovendo uma descarada limpeza étnica em pleno século 21.

Mas e a ONU?

A discordância dos demais integrantes da ONU e até mesmo a publicação de uma decisão que não acate a proposta de Trump não impedirão que ele prossiga no seu projeto se ele assim quiser. 

Os Estados Unidos invadiram o Iraque no começo do século XXI em uma guerra que resultou em mais de 1 milhão de mortos. Não houve consenso sobre a invasão e hoje se sabe que ela foi amparada em motivos falsos. 

Alguém sabe de algum líder do governo dos Estados Unidos que tenha sido processado pelo tribunal penal internacional ou existiu alguma sanção contra os EUA?

A postura de Trump resgatou a diplomacia do bullying não vai parar tão cedo. Em um primeiro momento as lideranças globais estão atônitas sem saber como reagir. Mas passados alguns meses, mundo perseverar que a mais espuma do que cerveja neste copo...

 Existem mais bravatas do que poder efetivo e as ameaças são mais um sintoma da decadência do poder hegemônico dos Estados Unidos do que propriamente uma prova de força.


TEXTO DE:

Alexandre Gossn

domingo, 2 de fevereiro de 2025

A Nova Guerra da contravenção carioca

Eu tenho um orgulho na minha vida dentro da contravenção: a minha área é a mais limpa do Rio. Nunca matei ninguém, nunca mandei matar ninguém, nem fazia sacanagem com ninguém para tomar áreas”.

- afirmou Piruinha na série documental “Vale o escrito”, do Globoplay.


Com o falecimento do contraventor José Caruzzo Escafura, o Peruinha; considerado o decano da contravenção carioca e membro da Velha Cúpula do Jogo do Bicho; muitos se perguntam qual será o destino real dos seus pontos de jogos.

Segundo apuração do jornalista Rafael Soares, foram checados em aproximadamente 250 pontos de jogo do bicho e máquinas de caça níqueis pela região da zona norte do Rio de Janeiro espalhados por um corredor formado por 15 bairros da Zona Norte, do Méier a Irajá.

Especula-se que todos esses pontos estejam arrendados pela chamada “Nova Cúpula do Jogo do Bicho”, composta pelos contraventores Rogério Andrade, Adilsinho e Vinicius Drummond.

Se de fato eles já estejam administrando esses pontos, praticamente a “Nova Cúpula” estará dominando a cidade do Rio de Janeiro de ponta a ponta, ficando a região da Baixada e Niterói/São Gonçalo nas mãos dos membros da “Velha Cúpula”, composta por Capitão Guimarães e Anízio Abrahão David.

A questão é: como ficará a situação do Jogo do Bicho no RJ? Haverá um pacto entre a Velha e a Nova Cúpula

Eu acredito que não haverá um pacto de paz até porque até o momento não houve um diálogo de pacificação.

E o que aconteceu com Piruinha, apesar de ter tido mais de 20 filhos, seus herdeiros diretos morreram antes e não houve uma nomeação direta para ninguém, por isso houve o arrendamento para a “Nova Cúpula”; isso dificilmente acontecerá com os membros da Velha Cúpula, pois muito provavelmente já deixaram seus sucessores diretos na administração da contravenção. 

Onde há impasse, haverá sangue. Veremos as cenas dos próximos capítulos.

Porque o jogo do bicho é contravenção? A ilegalidade da prática está vinculada ao fato de que ela opera fora de qualquer regulamentação governamental, o que significa que não há controle estatal sobre os sorteios, prêmios ou a circulação de dinheiro. Essa falta de regulamentação torna o Jogo do Bicho vulnerável a fraudes e práticas como lavagem de dinheiro.