“Eu tenho um orgulho na minha vida dentro da contravenção: a minha área é a mais limpa do Rio. Nunca matei ninguém, nunca mandei matar ninguém, nem fazia sacanagem com ninguém para tomar áreas”.
- afirmou Piruinha na série documental “Vale o escrito”, do Globoplay.
Com o falecimento do contraventor José Caruzzo Escafura, o Peruinha; considerado o decano da contravenção carioca e membro da Velha Cúpula do Jogo do Bicho; muitos se perguntam qual será o destino real dos seus pontos de jogos.
Segundo apuração do jornalista Rafael Soares, foram checados em aproximadamente 250 pontos de jogo do bicho e máquinas de caça níqueis pela região da zona norte do Rio de Janeiro espalhados por um corredor formado por 15 bairros da Zona Norte, do Méier a Irajá.
Especula-se que todos esses pontos estejam arrendados pela chamada “Nova Cúpula do Jogo do Bicho”, composta pelos contraventores Rogério Andrade, Adilsinho e Vinicius Drummond.
Se de fato eles já estejam administrando esses pontos, praticamente a “Nova Cúpula” estará dominando a cidade do Rio de Janeiro de ponta a ponta, ficando a região da Baixada e Niterói/São Gonçalo nas mãos dos membros da “Velha Cúpula”, composta por Capitão Guimarães e Anízio Abrahão David.
A questão é: como ficará a situação do Jogo do Bicho no RJ? Haverá um pacto entre a Velha e a Nova Cúpula?
Eu acredito que não haverá um pacto de paz até porque até o momento não houve um diálogo de pacificação.
E o que aconteceu com Piruinha, apesar de ter tido mais de 20 filhos, seus herdeiros diretos morreram antes e não houve uma nomeação direta para ninguém, por isso houve o arrendamento para a “Nova Cúpula”; isso dificilmente acontecerá com os membros da Velha Cúpula, pois muito provavelmente já deixaram seus sucessores diretos na administração da contravenção.
Onde há impasse, haverá sangue. Veremos as cenas dos próximos capítulos.
Porque o jogo do bicho é contravenção? A ilegalidade da prática está vinculada ao fato de que ela opera fora de qualquer regulamentação governamental, o que significa que não há controle estatal sobre os sorteios, prêmios ou a circulação de dinheiro. Essa falta de regulamentação torna o Jogo do Bicho vulnerável a fraudes e práticas como lavagem de dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário