quinta-feira, 6 de abril de 2023

Massacre em creche: Há varios culpados, apenas um vai pagar

 

Eu poderia chegar aqui, e lançar mão dos caminhos mais fáceis para justificar essa barbárie que ocorreu em Blumenau.

Um deles, é dizer que a culpa é do atual governo Lula. Porque para seus críticos, Lula é apoiador do crime organizado, é a favor de se soltar bandidos e de se acabar com a polícia. Entre outras mentiras repetidas nos meios bolsonaristas.

E sim, eu não ignoro que há entre eleitores e até apoiadores de Lula, pessoas com ideias imbecis sobre segurança pública, a favor de legalização das drogas e outras coisas nada fáceis de digerir para a grande maioria da população.

Outro caminho, seria culpar o ex-presidente Bolsonaro. Afinal ele desde sempre pregou o ódio. Mesmo quando era apenas um deputado mequetrefa de baixíssimo clero, pregava o assassinato de pessoas, inclusive, na ocasião disse não se importar com a morte de inocentes.

E igualmente, não ignoro que haja grupos de nazistas que apoiem Bolsonaro. Está entre os apoiadores de Bolsonaro o maior número de pessoas que pregam a solução dos problemas na base da bala.

Porém, ao ficar apenas nesse debate sobre a parcela de culpa de lulistas e bolsonaristas, me escusaria de falar sobre a culpa das Redes Sociais, do Congresso, da Justiça, do Estado, e óbvio, do próprio assassino.

A culpa maior é do assassino. Foi ele quem decidiu pular o muro de uma creche e usar uma machadinha para atacar crianças.

Os fatores que levaram ele a praticar tal ato, e os fatores que possibilitaram a execução devem ser estudados exaustivamente, para que se criem mecanismos que evitem que coisas como essa voltem a ocorrer.

E então chegamos nas responsabilidades por omissão. As Redes Sociais permitem que pessoas como esse canalha possam discursar livremente espalhando suas ideologias nefastas sem que haja nenhum tipo de impedimento. Grupos nazista por exemplo, cresceram assustadoramente no Brasil, e fazem uso das redes sociais livremente.

A Justiça não atua de maneira eficaz. Não tem mecanismos e nem vontade de combater a enormidade de crimes que ocorrem dentro do universo da Internet.

No Congresso, onde deveria existir uma defesa institucional dos direitos do povo brasileiro, pelo contrário, há a defesa da liberdade indiscrinada nas Redes Sociais. Isso porque os próprios congressistas as utilizam para cometer crimes de calúnia, contra o estado democrático, contra a saúde pública, se escondendo debaixo de uma interpretação depravada da imunidade parlamentar.

Por o último, o Estado responsável pela segurança pública, notadamente presta um serviço sucateado.

Tudo isso contribui para que chacinas continuem ocorrendo.

A solução passa por um amplo debate da sociedade com ações pluripartidárias e coletivas de todas as instituições. Estado, igrejas, federações, sindicatos, associações, enfim, toda sociedade civil precisa discutir esse assunto e criar leis e mecanismos para que isso tenha um fim.

Nossas crianças precisam ser protegidas.


LEIA MAIS EM:

Crianças vítimas de ataque são enterradas em Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário