segunda-feira, 3 de abril de 2023

Povo concorda com Lula, até mesmo parte dos bolsonaristas

 

Durante semanas, analistas e economistas disseram que o Brasil repudia as críticas públicas que Lula vem fazendo contra os juros altos mantidos pelo Banco Central.

Agora, o Datafolha reforça que as fontes dos tais analistas e economistas para falar em nome do povo eram as vozes em suas cabeças.

Ou seu desejo íntimo de que o país compartilhasse de suas crenças.

De acordo com o instituto, a esmagadora maioria da população (80%) apoia a pressão de Lula sobre o Banco Central pela redução dos juros, enquanto apenas 16% torcem o nariz para isso.

E 71% acreditam que os juros estão mais altos do que deveriam, 17% dizem que estão adequados e 5%, mais baixos do que o necessário.

Aliás, onde vivem, o que comem e como se reproduzem esses 5%. Tá faltando um Globo Repórter sobre a Faria Lima.

Teremos gente dizendo que os entrevistados "não entenderam a pergunta da pesquisa" ou "não compreenderam o impacto negativo de suas opiniões" e que "trata-se de assunto complexo, distante da população".

O DNA dessas justificativas é o mesmo de "os brasileiros não sabem votar" ou ainda "o povo não sabe o que é melhor para eles". Em suma, o povo é burro e precisa ser tutelado.

E a democracia, que dá à população o direito de fazer suas escolhas e arcar com as consequências, é algo superestimado. Ai, que saudades do Jair e do Guedes, não é mesmo?


TEXTO DE:

Leonardo Sakamoto

Nenhum comentário:

Postar um comentário