sexta-feira, 29 de novembro de 2024

A Faria Lima Surtada

Em um governo de centro-esquerda, eleito democraticamente em um dos países mais desiguais do planeta, não dava para esperar do presidente Lula que fizesse exatamente aquilo que a cartilha da Faria Lima determinava.

                       (André Trigueiro)

E mal o ministro da Fazenda anunciou o pacote de medidas, a Faria Lima surta e se movimenta com retaliação aumentando o dólar. Alegam que com a isenção do imposto de renda pra quem ganha até 5 mil a economia vai quebrar. E a esquizofrenia é ainda maior quando pseudos-jornalistas metidos a economistas chancelam essa narrativa utópica.

Isso porque no anúncio haverá o corte de gastos que o próprio mercado foi lobista, principalmente dentro do Congresso Nacional. A Faria Lima surtou com o aumento do imposto em quem ganha mais de 50 mil, aqueles traders bebedores de gim tônica, que financiam a Porsche blindada e compram uma quitinete no Morumbi, tudo na comissão da XP. Esses tomam Rivotril com whisky todo santo dia.

Mas não…

…a Faria Lima quer ditar os rumos do país. Desde a Abolição da Escravatura ela rege com o argumento de quebrar a economia. A Faria Lima quer pobreza extrema, chicoteada em preto pobre no Carrefour, feminicídio ao extremo, picanha e wangyu vendida por bitcoin, praia privada e apostas online rolando até de manhã. Ou seja: a orgia social. 

O mercado sempre vai olhar feio porque o ajuste promovido por Haddad não se concentrou nos cortes profundos de gastos sociais (saúde, educação). O ministro da Fazenda tem como mandato servir a toda sociedade brasileira. Mesmo com o pacote fiscal de 70 bilhões, que inclui cortes nas regras do salário mínimo e abono, especulam com voracidade contra o Brasil. A preocupação não é com as contas públicas, é em manter os privilégios e fazer com que o povo pague a conta sempre. Se o governo não se rende, enfrenta ataque especulativo e instabilidade. 

A Faria Lima sempre vai mostrar a sua face, seja através da mídia golpista oligárquica e agora através das redes sociais com os filhotes de Primo Rico.


TEXTO DE:

Thiago Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário