terça-feira, 26 de novembro de 2024

Existia Vida antes da I.A

EXISTIA VIDA ANTES DA I.A

A inteligência artificial é como o fogo: pode ser uma grande ferramenta, mas também pode ser perigosa se não for controlada.
(Max Tegmark)

Muitos anos antes do surgimento da Inteligência Artificial, existia tecnologia; das mais variadas, e em consequência disso impactava a vida e a percepção das pessoas. Eu mesmo lembro de 2 momentos, pelo audiovisual que me marcaram e se não fosse a tecnologia não teria existido.

Estava assistindo a novela “O Dono do Mundo” na Rede Globo, quando em uma das cenas do capítulo começou a tocar ao fundo a música “Unforgettable” de Nat King Cole cantando com a sua filha Natalie Cole. Uma música linda por sinal, porém o mais curioso era que o Nat King Cole já tinha falecido no ano de 1965. Em 1991, Natalie gravou o single Unforgettable onde a voz de seu pai, remasterizada, foi mixada à sua para simular que os dois, pai e filha, cantavam juntos. Eu assisti tempos depois uma matéria no Fantástico explicando como fizeram e montaram esse “encontro” esplêndido.

No mesmo ano de 1991; o Fantástico já era um portal dos vídeo clipes desde a sua criação em 1973, num dos programas assisti ao clipe do Michael Jackson com a música “Black or White”. Cansado das polêmicas em torno disso, ele escreveu a música pretendendo acabar com o racismo de vez e criar uma unidade inter-racial.

"Black or White" figura entre as canções mais polêmicas de Michael, primeiro devido à sua letra, que soa como um desabafo, e depois pelo seu videoclipe controverso. Na música, o milagre do qual Michael se refere se trata da igualdade entre raças, tanto negros quanto brancos terem direitos e deveres iguais. No final do vídeo, diferentes pessoas de diferentes etnias e nacionalidades, incluindo o ator Glen Chin, a dubladora Cree Summer, a modelo Tyra Banks, a atriz Khrystyne Haje e o ator Jeffrey Anderson-Gunter, dançam enquanto se transformam umas nas outras (mostradas como "cabeças falantes").

TEXTO DE:
Thiago Muniz

Nenhum comentário:

Postar um comentário