terça-feira, 30 de setembro de 2014

Eleições 2014: Senador

Horrível!
É assim que está a campanha eleitoral para o senado no nosso estado.
Sejamos francos: só há realmente dois candidatos nesta disputa.
Porém, temos de ser justos e dar espaço a todos os candidatos por aqui.
SIMONE TEBET - PMDB
Simone deixa claro que quer ser senadora por que seu pai foi.
Pouco importa se a população terá ou não sua atenção, o importante é eternizar o seu sobrenome.
Acusada de ter esquema de marmitas, e irregularidades em contratos na área da saúde, ela foi uma das vítimas dos ataques ridículos que estão ocorrendo nesta corrida eleitoral.
O certo é que Simone foi a vice-governadora do estado. Porém, não realizou absolutamente nada neste período. Apenas se limitava a ficar na cadeira do governador durante as férias do italiano.
Neste curtos períodos, quando tinha de decidir alguma coisa, apenas repetia: "Vamos esperar o governador voltar...". Deixando bem claro que não tinha autonomia para nada.
Mas no fim das contas esse comportamento submisso acabou pesando ao seu favor, por evitar em se envolver em polêmicas desnecessárias.
Ela se mantém afastada destas rinhas ridículas e evita tocar nos assuntos em que é investigada pelo MPF ( Ministério Público Federal ).
Tem a grande chance de herdar a cadeira do pai, no maior exemplo de que a monarquia ainda existe no estado e de forma legalizada.
VALDEMIR DO PSTU - PSTU
Valdemir defende a extinção do senado federal, porém, é candidato a esta vaga.
Ele alega que o senado defende uma minoria e é retrogrado e seve apenas para apoiar classes da elite.
Além de concorrer a um cargo que depois pretende extinguir, ele ainda defende o calote das dívidas públicas.
Deveria ser vereador de Campo Grande então, e calotearia o aluguel da câmara com consciência tranquila.
Pesa ao seu favor o fato de ser vigilante. Se tem coragem de trabalhar em um emprego onde coloca a própria vida em risco para defender o patrimônio alheio, quem sabe não defenderá as classes trabalhadoras até a morte ( do senado, caso consiga realizar o que promete ) no senado?
ALCIDES BERNAL - PP
Ele está de volta para assombrar o sono de seus inimigos.
O único que pode ameaçar o "vôo da cegonha" no senado.
Eleito prefeito da capital em 2012, sofreu golpe branco e perdeu o mandato.
Como não existe nenhuma condenação na justiça, conseguiu deferir sua candidatura para o desespero dos vereadores que hoje querem largar a cidade e virar deputados.
Bernal é uma figura emblemática, pois conseguiu um efeito muito positivo na política do estado, ou seja mostrou que o povo não importa. O que importa mesmo é a manutenção de grupos que querem a todo custo permanecer no comando e no poder.
Há claro, a parcela da população que se acostumou a ser submissa aos Trads da vida e que apoiou o golpe, movidos pelo revanchismo, já que viram seu candidato milionário cair diante deste radialista zodiacal.
O que pesa contra ele é o fato de que ele não tem nenhuma proposta realmente inovadora, e baseia sua campanha na "vingança pela justiça".
Ele alega que ser eleito senador, é a resposta do povo aos golpistas...
LUCIEN REZENDE - PSOL
Ele alega que sua candidatura é contra as outras aqui do estado, porque entende que um é apoiado pelo próprio grupo de comunicação, outro por apelo hereditário, outro por elites políticas e setores privados e outros por vingança.
Defende que seu mandato será de busca de 10% do PIB para saúde e outros 10% para educação.
Quer um mandato ancorado nos movimentos sociais e na participação popular, como se isso fosse possível.
Quer defender mais empregos, mais hospitais, mais escolas, mais oportunidades e menos celas e prisões.
Mas afinal, não é isso que todos defendem durante a campanha, mas não fazem durante um mandato de 8 anos?
RICARDO AYACHE - PT
Você já pensou que vez ou outra surge uma candidatura com a intenção de ajudar mais o outro partido do que o seu?
A mesma coisa andam dizendo de Ayache.
Há quem pense que o "senador de todos" e o "governador que vai cuidar dos netinhos" combinaram lançar um nome fraco para eleger Simone Tebet, enquanto derrubam Nelsinho Trad...
Se isso é loucura, eu não sei. mas dizem os antigos que onde há fumaça há fogo.
Tudo bem ele tem a Cassems ( Caixa de Assistência aos Servidores do Mato Grosso do Sul ), como seu carro chefe de campanha e suas carreatas regadas a papel picado e muitas fotos, mas, o que mais ele tem?
Sejamos sinceros: nem mesmo se a eleição fosse só com beneficiados pela Cassems não temos certeza se ele ganharia, não é mesmo?
Ainda mais difícil será o desafio de fazer o povo simpatizar com uma cara nova e desconhecida da noite para o dia... Mas como uma vez Delcídio derrubou Pedrossiam da noite para o dia, quem sabe?
ANTÔNIO JOÃO HUGO RODRIGUES - PSD
Sabe a diferença entre aquele bêbado chato de festa de família que acaba estragando o clima, falando besteiras e ofendendo os outros por nada e o candidato Antônio João Hugo Rodrigues?
Antônio João faz isso sem beber mesmo.
Ele pode até ser um bom candidato, um bom empresário, e ter algumas ideias realmente inovadoras, porém preferiu perder seu tempo e o do eleitor, com acusações, ofensas, pagamentos de multas milionárias e perda de tempo na TV, fora os direitos de resposta dos outros candidatos até em Facebook.
Falar a verdade ( diz ele ) para mim, é um ato de cidadania.
Concordo.
Mas quando a "sua" verdade é usada apenas para ofender os outros e não tem nenhuma prova realmente verdadeira, é muito ruim.
Talvez, ele tenha perdido a grande oportunidade se sua vida no que diz respeito a política, pois tendo ao lado o "azarão" Reinaldo Azambuja poderia até mesmo deixar Simone acordada alguma noites, porém, ele mesmo com sua língua solta tenha se prejudicado.


CONSIDERAÇÕES FINAIS;
Neste "programa de índio" que virou perder um domingo para ter de escolher entre estes candidatos a senador, não vale a pena nem mesmo prever o que já é quase certo que ocorra.
Simone Tebet deve vencer, com Bernal e Ayache se acotovelando pelo segundo lugar.
Vale a você eleitor decidir se é realmente assim que a história termina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário