terça-feira, 23 de julho de 2024

Aniversário de 55 anos do homem na lua, onde na atualidade, o Chefe da Assessoria de Imprensa ganha bicho!

No dia 20 de julho de 1969, o astronauta Neil Armstrong, levado pela Apollo 11, foi o primeiro homem a pisar na lua. Há exatos 55 anos. Por causa disso, eu que na época assisti na televisão em preto e branco aquele desembarque, me tornei amante e estudioso dos foguetes. Tanto que sonhei na virada da noite de ontem para hoje, que estava na lua, participando de acontecimentos únicos.

Por favor, sentem-se para não caírem no chão, estupefatos de emoção com uma das minhas descobertas: na lua tem futebol e os lunáticos torcem muito pelos seus clubes. Inclusive tem um clube que tem uma torcida fanática com uma cara própria, aguerrida, ilusa, onde inclusive os mais jovens tem como vocação levar chifres na cabeça: O Lua Nova Futebol Clube.

Só que o Lua Nova nesse momento atravessa uma crise, em todas as suas frentes. Dentro e fora dos terrenos de jogo. A principal delas é o somatório da falta de ética, de princípios, de transparência.

Pois bem, vou contar um pouco das características do Lua Nova Futebol Clube para vocês:

Imaginem um clube de futebol, semi falido, com dívidas crescentes, com uma gestão inconsequente, incompetente e irresponsável. Contas maquiadas, com dinheiro mal gasto, adiantamento de verbas sem o devido aval de quem deveria cuidar das finanças com esmero. Aliados a isso, investimentos mal feitos, de valores exorbitantes e fora do mercado (isso sem falar nas comissões). Passos maiores do que as pernas, mas que não resistem às declarações do imposto de renda lunático se comparadas com o volume dos cartões de crédito e as suas cartas de vinhos feitas das melhores uvas de kriptonita, cultivadas nos anéis de Saturno!!!

Aliado a isso, esse clube vende uma falsa imagem de liberdade, de engajamentos nas questões básicas da sociedade. Clubinho paz e amor. Tudo zen!

Por outro lado, a história na terra ensina que, de 1933 a 1945, o político alemão e filologista Paul Joseph Goebles, também Ministro da Propaganda Nazista, determinou, de forma absoluta, os caminhos da imprensa, da arte e informação alemã. O tal de “pensamento único”, que costuma a tratar o contraditório, à base de difamações, descréditos, assassinatos de currículos e, se preciso for, extrema putaria. E, principalmente, inventa as suas falsas verdades.

Pois bem, o tal clube lacrador lá da lua, o da paz e do amor, quase 80 anos depois, repete os rituais mentirosos, deturpados e falsos, utilizados na terra pelo Zezinho alemão. A ditadura, censura e controle de toda a informação. E para isso, para sua divulgação, tem uma tropa de tapados cujos interesses são diferentes do que os desejos de bola na rede.

Repito: Imaginem um clube de futebol, semi falido, com dívidas crescentes, com uma gestão inconseqüente, incompetente e irresponsável. Contas maquiadas, com dinheiro mal gasto, adiantamento de verbas sem o devido aval de quem deveria cuidar das finanças com esmero. Aliados a isso, investimentos mal feitos, de valores exorbitantes e fora do mercado (isso sem falar nas comissões). Passos maiores do que as pernas, mas que não resistem às declarações do imposto de renda lunático se comparadas com o volume dos cartões de crédito e as suas cartas de vinhos feitas das melhores uvas de Kriptonita, cultivadas nos anéis de Saturno!!!?

Imaginaram???

Agora acrescente nessa lunática bagunça financeira, que o chefe da assessoria de imprensa do Lua Nova ganha 94 mil reais por mês e que nunca chutou 2 bolas na vida... “Cá pra nós”... Que multinacional aqui na terra paga esses valores no Brasil ao chefe da assessoria de imprensa? A Coca-Cola? A Nestlé? A Volkswagen? Ou até mesmo nas brasileiras Petrobrás e Ambev esse salário existe?

Mas esse clube lunático paga! Com um adendo: o chefe da assessoria de imprensa, que nunca chutou 2 bolas na lua, recebe bicho, premiação, a cada vitória do time do Lua Nova Futebol Clube.

Do nada descobri que não fui à lua de foguete e sim embarquei na música e na poesia do genial Guilherme Arantes, o “Lindo Balão Azul”. Por mais que dê voltas à minha cabeça, fico na dúvida: se “Eu vivo sempre no mundo da lua, tenho alma de artista, sou um gênio sonhador e romântico” ou se tem gente lunática que prefere “brincar de esconde-esconde numa nebulosa”, de forma não transparente, a amar de forma graciosa o Lua Nova Futebol Clube?

O Presidente do Lua Nova Futebol Clube, um marciano que caiu de paraquedas na lua, também conhecido como Jacuguaçu, ave da família Penélope Obscura, está muito preocupado com a sua vertiginosa queda de popularidade. Haja pesquisa - fizeram duas (uma quantitativa e outra qualitativa. Apesar de que a sua vaidade é maior do que o seu espelho, como extraterrestre que é não aguentará ser vaiado no Craterão (o estádio do Lua Nova Futebol Clube). Por isso, desde já está se vestindo com a fantasia do bom moço, adepto das conversas de pé de ouvido.

Penso numa viagem como a da Apolo 13, que deverá acontecer no final de 2025, coincidindo com mudança de presidente no Lua Nova Futebol Clube. O novo astronauta que assumirá a presidência, ao conhecer a tragédia financeira do Lua Cheia, do quanto rasgaram de dinheiro, das bombas relógios e dos esqueletos que serão encontrados e fundos falsos de gavetas, já preparou o seu discurso de renúncia:

- "Houston, we’ve had a problem" (“Houston, tivemos um problema”).

Não me questionem sobre o que é ficção ou realidade. Reafirmo que sou um amante e estudioso dos foguetes. Isso me ensinou as 7 razões do problema na Apollo 13. Pra começar e pra terminar, a culpa nunca foi, nem será do piloto da nave espacial (é o que dizem os manuais vendidos em fascículos nas bancas de jornais).

Finalizo com uma lembrança de um pensamento do filósofo Ibraim Sued e o dedico à diretoria do Lua Nova Futebol Club: "Olho vivo, que cavalo não desce escada"!

Fui!


TEXTO DE:
Antonio Gonzalez


Nenhum comentário:

Postar um comentário