quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Teoria VS Prática

Hoje em dia, todo mundo é entendido em política, economia, saúde, filosofia, etc.
Há aqueles que condenam os impostos e dizem ser eles os grande culpados pelos altos preços de tudo que se compra no Brasil.
Existem também teorias de que se o governo baixar os impostos, os empresários irão contratar mais, gerando empregos, os preços dos produtos vai diminuir, e tantas outras ideias.
Porém, o que estes teóricos não conseguem explicar é porque na prática isto não funciona.
Afinal, nenhum governo pode impor a um empresário o valor que este deve colocar em seu produto, a não ser que o faça de forma ditatorial, e isto feriria a tal liberdade comercial defendida por estes próprios teóricos.
Tudo bem, entendi...
Este texto está chato e cansativo...
Sabe por quê?
Porque é uma teoria como todas as outras.
Então passemos a falar de forma prática.
Aqui no estado do Mato Grosso do Sul, o governo estadual diminuiu a alíquota do ICMS sobre o óleo diesel de 17% para 12%.
De acordo com os teóricos, o preço da passagem do transporte coletivo deveria então diminuir, pois o imposto foi diminuído. favorecendo assim, o consumidor final, você e eu.
Mas...
Além de não baixarem os preços da passagem, já anunciaram que no próximos mês estaremos na data base para a discussão do reajuste do valor da passagem.
Resumindo: mesmo com a diminuição do imposto, ainda há outras despesas para as empresas que comandam o transporte coletivo, como por exemplo o salário de seus funcionários que todo ano tem reajuste, a manutenção da frota e outras tantas desculpas.
Então, o preço precisa ser revisto para cima, claro, para cobrir as despesas, simples assim.
O que houve de desconto no imposto, vai na verdade dar um pouquinho a mais de lucro nos bolsos dos proprietários.
Sabem por quê?
Por que os teóricos não inventaram ainda uma forma de fazer algo que não esteja previsto no contrato, e também ainda não criaram uma forma de obrigar a um empresário a colocar em seu produto um preço que ele não queira, a não ser como dissemos anteriormente de forma ditatorial.
E isso fere a liberdade que eles pregam...

Está explicada a diferença entre teoria e prática...

Nenhum comentário:

Postar um comentário