quinta-feira, 1 de abril de 2021

Manifesto Pela Consciência Democrática

 

Owerlack Lins Júnior

Ontem foi lançado um manifesto intitulado  "Manifesto Pela Consciência Democrática", assinado por alguns atores da política nacional.

Alguns, concorrentes no pleito de 2018 e que pretendem apostar novamente em 2022 ao lado de conhecidos nomes como governadores de estado, ex-ministro e um televisivo global que há tempos flerta com a política.

Ciro Gomes, João Doria (governador de São Paulo), João Amoedo, Luciano Huck, Luiz Henrique Mandetta e Eduardo Leite (governador do Rio Grande do Sul).

Dos signatários, apenas Ciro Gomes não apoiou Bolsonaro no 2° turno contra Haddad em 2018, embora tenha se eximido de fazer campanha para o petista em represália aos boicotes feitos pelo PT a sua campanha no 1° turno.

Claramente é um movimento de um grupamento político, situado entre a direita e a centro esquerda, que busca se mostrar como alternativa a possível polarização entre Bolsonaro pela extrema direita e uma possível candidatura de Lula pela esquerda.

O movimento é legítimo e oportuno e tira proveito do momento de maior desgaste do governo e também do ressurgimento de Lula, após o restabelecimento de seus direitos políticos.

Vai se colocar como a 3° via, a opção de centro.

O nome de Ciro junto aos nomes vinculados a centro direita e direita não é nenhuma surpresa. 

Ciro nunca foi um político de esquerda e sempre transitou bem na faixa de centro e centro direita, apesar do seu ideário social e econômico não soar nada bem ao baronato nacional.

Sua presença agrega bastante por trazer o lustre social do discurso de centro esquerda ao grupo, e é também uma busca sua por espaço junto aos expectros políticos não identificados com o petismo e o bolsonarismo.

O desafio será agregar as ambições de todos os atores envolvidos e, principalmente definir quem seria o cabeça em uma futura chapa.

Caso se confirme o bloco em formação, representaria problemas maiores a Bolsonaro do que a uma candidatura de Lula ou outra à esquerda.

O tabuleiro de 2022 está na mesa desde sempre e as peças em movimento constante.


Owerlack Lins Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário