quinta-feira, 22 de junho de 2023

Sobre a Arrogância

Todos os dias nos deparamos com pessoas arrogantes. Mas alguma vez você já parou para pensar o que define uma pessoa arrogante? A arrogância pode ser confundida com outros comportamentos, mas, em geral, ela é caracterizada por ser tóxica.

Os arrogantes são pessoas cheias de si, e é difícil lidar com pessoas assim. Geralmente elas não estão abertas para opiniões dos outros. Dar um feedback ou ter uma opinião contrária, pode levar a uma discussão sem fim, pois o arrogante não gosta de ser contrariado.

Em alguns casos, uma pessoa com esse comportamento não percebe que age assim. Mas na maior parte deles, a arrogância representa um grito por ajuda. São pessoas com problemas internos que nem sempre conseguimos compreender ou desvendar.

Gente arrogante costuma se mostrar mais do que realmente é. No geral, é uma pessoa que se considera melhor que os outros. A arrogância faz transparecer a falta de humildade na maior parte das situações em que aparece.

Uma pessoa com arrogância apresenta características de vaidade e soberba muito fortes. Além disso, outra forte característica é o autoritarismo. Afinal, a pessoa arrogante costuma impor sua imagem na maior parte das situações causando desconforto com as outras pessoas ao redor.

Ou seja, é uma pessoa que falta com o respeito, o bom senso e com a consideração ao próximo. E, além disso, não gosta de ser contrariada. Dessa forma, dar um feedback ou opinião sobre algo pode ser uma abertura para uma discussão ou demonstração de autoritarismo.


Outras características das pessoas arrogantes são:

1) Fazer as conversas giraram ao redor delas;

2) Se gabar sobre vitórias, habilidades e experiências de vida;

3) Prepotência;

4) Não se relacionar com quem acreditam ser inferior;

5) Empatia pouco desenvolvida;

6) Vaidade exacerbada;


A arrogância pode ser dividida em três modalidades básicas: 

1) Arrogância individual: uma opinião inflada sobre as próprias habilidades, características ou realizações, em comparação com a verdade.

2) Arrogância comparativa: um ranking inflado das próprias habilidades, características ou realizações, em comparação com outras pessoas.

3) Arrogância antagônica: a difamação de outros com base em uma suposição de superioridade.


O QUE É UMA PESSOA PREPOTENTE?


A prepotência é a característica de uma pessoa que tem uma crença, controle ou conhecimento que, com o passar do tempo, se mostra inverídico. Trata-se daquele indivíduo que acredita cegamente em algo, mas que, aos poucos, esse “algo” se mostra inverídico.

Dessa forma, a prepotência não é uma falha de caráter, mas apenas o comportamento de uma pessoa que tem uma forte convicção sobre algo. Todo mundo é prepotente em relação a algo, ou você nunca teve uma convicção que foi derrubada com o passar do tempo?


O QUE É UMA PESSOA ARROGANTE?


A arrogância, ao contrário da prepotência, é, sim, uma falha de caráter. Ela ocorre quando o indivíduo se considera superior aos que estiverem ao seu redor por algum motivo: situação financeira, experiência, juventude, beleza, inteligência, status social, posição no trabalho, e por aí vai. São pessoas que exibem esse comportamento de superioridade para justificar as suas ações e alcançar os seus objetivos.

A prepotência não pode ser evitada, já que todo mundo tem convicções mais fortes sobre algum aspecto da vida. Todavia, a arrogância pode e deve ser evitada, pois ela diz respeito a uma visão distorcida do indivíduo sobre si mesmo, colocando-se em um lugar de superioridade por alguma das suas características.

A arrogância se vence com a humildade, isto é, com a capacidade de reconhecer as próprias falhas e de admitir que as outras pessoas também têm os seus méritos, de modo que os conceitos de “melhor” e “pior” são muito relativos.

Abandonar a arrogância e agir com mais humildade é um processo fácil de descrever no papel, mas sabemos que é mais complicado na vida real. Isso envolve desconstruir uma crença enraizada de superioridade, mostrando-se também mais frágil, vulnerável e exposto ao sofrimento. A arrogância, muitas vezes, é uma “máscara” utilizada por pessoas que desejam construir uma imagem superior para disfarçar fraquezas com as quais elas ainda não sabem lidar.


Fontes/citações:

Site JRM, Psicanálise Clínica


Nenhum comentário:

Postar um comentário