sábado, 30 de setembro de 2023

Seca na Amazônia pode bater record

A seca na Amazônia pode bater record esse ano e se estender até janeiro de 2024. A previsão é do Centro de Monitoramento de Alertas de Desastres Naturais. Rios estratégicos da região estão com volumes abaixo da média histórica.

É sobre os ombros dos moradores da cominidade do Catalão que os garrafões chegam até pequenas embarcações. A comunidade que fica no município de Iranduba, recebe água do rio Negro e do rio Solimões dutante a cheia.

A comunidade do Catalão fica proxima a Manaus e é conhecisa por ser flutuante. Neste afluente do Rio Solimões estão maos de 120 casas.

No período de cheia, a profundidade do rio chega a mais de 20 metros. Mas a seca deste ano está tão severa que os moradores precisam se virar, agora, com menos de um metro de profundidade de água.

Agora, no período seco uma barragem foi improvisada para empoçar um pojco do que ainda engra pelo Solimões para manter as casas flutuando. Porém, a água é tao suja que não pode ser consumida, por isso existe uma enorme fila de botes qie levam para as casas a água que chega por uma bica improviada.

Mesmo com as barragens improvisadas, muitas casas que antes flutuavam agora estão encalhadas.

LEIA MAIS EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário