segunda-feira, 28 de abril de 2025

Os elementos do caixão do Papa

Em 2024 o Vaticano divulgou uma nova edição do “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis”, o livro de liturgias que especifica como devem ser os ritos funerários de um papa.

Francisco ordenou uma simplificação dos ritos funerários pontifícios, que eram bastante longos e com jeitão muito “imperial”.

Algo no tom de “less is more”, menos é mais. E Francisco havia dito na ocasião que ele ia estrear esse novo funeral simplificado.

Por exemplo, antes os papas tinham que estar, obrigatoriamente, dentro de 3 caixões: um de cipreste, outro de chumbo e um de carvalho. Mas desta vez foi um caixão de madeira com um revestimento de zinco. Esse metal é para preservar o corpo.

Francisco eliminou a exigência de que o corpo do papa seja colocado em um caixão em uma plataforma elevada na Basílica de São Pedro para exibição pública, tal como nos funerais dos papas Pio X em 1914 e Leão XIII, em 1903 eram plataformas altíssimas, às vezes superando a altura de uma pessoa, e com um ângulo bem mais inclinado.

No caso de Francisco, foi exibido em uma baixíssima plataforma. Nas mãos de Francisco havia um rosário, que é uma marca dos funerais dos papas desde Paulo VI em 1978, Francisco tinha um rosário discreto. Francisco tem na mão direita um simples anel de prata, ele usava esse anel desde que era bispo em Buenos Aires.

O portenho papa tem um pálio ao redor do pescoço e que desce sobre o peito, é um ornamento de uma faixa de tecido que os papas usam nas missas... e sobre o pálio fúnebre há uma peça dourada que representa os pregos da cruz de Jesus.

Na cabeça está a mitra, um ornamento que os pontífices usavam com mais frequência antigamente e que representa a santidade e a autoridade papal.

Francisco se vestia quase sempre de branco mas ali está de púrpura, no entanto essa cor é associada aos apóstolos.

Monsenhor Diego Ravelli, mestre das celebrações litúrgicas pontifícias, afirmou que as instruções de Francisco para o funeral foram “as de um pastor e um discípulo de Cristo, e não as de um homem poderoso deste mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário