segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Boicote ao BIS é Besteira

Prezados, toda e qualquer marca visa obter maior visibilidade, retorno de marca e em consequência a venda de seu produto lá no ponto de venda visando o consumidor final, ponto!

A engrenagem é essa: quanto maior visibilidade maior chance de venda do seu produto.

Quando uma empresa visa uma ação de marca, ela mira em quem pode ajudar no maior retorno de marca num menor tempo possível ou numa menor escala com maior tempo possível.

Vai depender do budget e do quanto ela pretende reproduzir esse anúncio da marca, seja institucional ou ação planejada. A marca quer retorno, esse é o foco.

Quando a marca visa um programa ou comunicador específico, independente da mídia, ela está mirando o quanto de audiência num determinado espaço de tempo ela vai retornar para a marca.

É uma troca, a mídia vende o espaço por X e entrega a audiência Y. Novamente o que eu disse: é uma engrenagem.

Existem emissoras, programas e comunicadores dos mais diferentes estilos, abordagens e públicos diferentes.

Ainda mais nos dias atuais com os nichos, frutos do advento da tecnologia da informação.

Nesse sentido o algoritmo veio para somar na hora de traçar um plano de mídia com foco. Antes as empresas com orçamentos altos iam para as maiores audiências e despejavam valores altíssimos para alavancar sua ação de marca e depois fazia a medição desta ação comparando com o retorno de vendas.

Hoje com os segmentos específicos pode-se definir o seu público real e "mirar" nele de acordo com o programa ou comunicador específico. 

Foi o que aconteceu com a marca BIS quando fez ação de marca junto ao comunicador Felipe Neto.

A BIS mirou na audiência real do comunicador visando o maior retorno possível, matemática pura e simples.

Políticos e influenciadores digitais começaram a lançar uma campanha boicotando a marca pois ao que parece são opostos ideologicamente ao influenciador.

E então resolvem punir a marca por se associar ao Felipe Neto? Isso é besteira, patético.

(1) Fazer publicidade junto a audiência de um influenciador não é propriamente se associar a opinião desta pessoa, independente de como essa pessoa pensa.

(2) Se eu tenho uma audiência que consome o meu conteúdo não é nada demais eu vender o meu espaço para a publicidade afim de que todos ganhem com esse espaço, inclusive quem vá consumir esta marca ou produto.

(3) Se esta forma de boicote se tornar corriqueira, vai começar a abrir um precedente nada legal para todo e qualquer influenciador, pois o seu espaço para prospecção de anúncios começará a ficar mais escasso e todos perdem com isso.

TEXTO DE:
Thiago Muniz

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