quarta-feira, 15 de novembro de 2023

Jornalistas Negros são premiados por sua contribuição ao jornalismo brasileiro

Na noite de segunda (13), a Unibes Cultural ( São Paulo ), foi palco da cerimônia de premiação dos "+Admirados Jornalistas Negros e Negras da Imprensa Brasileira", uma iniciativa inédita que reconheceu os profissionais e os veículos de comunicação que se destacaram na cobertura de pautas raciais e na luta contra o racismo.

O prêmio nasceu das inquietações de seus realizadores diante da necessidade de promover a inclusão, enfrentar o preconceito racial e dar voz às comunidades marginalizadas.

O prêmio contou com duas fases de votação, nas quais os próprios jornalistas e colegas da comunicação corporativa indicaram e elegeram os jornalistas e veículos de comunicação +Admirados do país. Na categoria TOP 10 +Admirados Jornalistas, que elegeu os dez Jornalistas Negros e Negras mais admirados do Brasil, a presença feminina foi o grande destaque, coito das dez colocações.

A vencedora foi Zileide Silva ( TV Globo ), seguida por Maju Coutinho ( TV Globo ), e Semayat Oliveira ( Nós, mulheres da periferia ).

Completaram o ranking Roberta Garcia ( ICL), Tiago Rogero ( Projeto Querino ), Valéria Almeida ( TV Globo ), Silvio Nascimento ( Mundo Negro ), Pedro Borges ( Alma Preta ), Flávia Oliveira ( Globo News) e Basília Rodrigues ( CNN ).

Na categoria Veículo Liderado por Jornalistas Negros, o vencedor foi a Revista Raça, que há 25 anos se dedica a divulgar a cultura, a história e as conquistas da população negra no Brasil e no mundo. Já na categoria "Veículo Geral", a vencedora foi a TV Cultura.

Na categoria Profissionais de Imagem/Foto e Vídeo, a vencedora foi Andreza Oliveira ( TV Globo ), que se destacou por seu trabalho como repórter cinematográfica em diversas coberturas jornalísticas.

Além das categorias nacionais, o prêmio também homenageou os jornalistas negros mais Admirados em cada região do país. Os vencedores foram: Vinícius Veloso (Metrópolis) pelo Centro-Oeste, Luana Souza ( TV Bahia ) pelo Nordeste, Cley Medeiros ( A Crítica ) pelo Norte, Larissa Alves ( BandNews ) pelo Sudeste, e  Aline Reis ( Jornal Plural ) pelo Sul.

TEXTO DE:
Gabriela Costermani

LEIA MAIS EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário