Ainda que eu tenha uma caminhão cheio de críticas ao conciliacionismo crônico e às políticas neoliberais do atual governo, é sempre importante demarcar o abismo moral existente entre as figuras de Lula e Bolsonaro.
Lula, para além de sua brava trajetória de vida, quando foi preso injustamente não fugiu, não choramingou, não capitulou. Esperou, corajoso e de cabeça erquida, a hora chegar para provar sua inocência e se eleger novamente. É um brasileiro sério, com qualidades e defeitos como todos nós, mas que é honesto e adora seu país.
Bolsonaro, além de sua vergonhosa história, após se consolidar como o pior presidente da república brasileira - e olha que a concorrência por esse título é enorme -, falhou na tentativa da reeleição, não admitiu a derrota nas urnas e tentou um golpe de estado que, graças à sua insuficiência cognitiva, não se concretizou. Quando o plano ruiu e o então ex-presidente se viu totalmente exposto, resolveu escancarar sua covardia: choramingou, esperneou, criticou aliados, chamou seus seguidores de malucos, mentiu compulsivamente e protagonizou um dos mais vexatórios episódios da política nacional, ao fazer voz melosa e ensaiar um monte de gracinhas durante seu depoimento para Alexandre de Morais, que tanto havia amaldiçoado quando era presidente. Por fim, mostrou toda sua viralatice e ódio do Brasil ao arquitetar junto de seu filho e do governo estadunidense, sanções econômicas como parte de uma chantagem para tentar fugir da cadeia.
Diferente de Lula, Bolsonaro não é um ser humano com qualidades e defeitos. É um canalha, um fascista asqueroso, um lesa-pátria, alguém que provoca nojo em todas as pessoas com um mínimo de senso humanista e de coletividade.
Como comunista, não acredito na justiça burguesa e acho muito improvável que Bolsonaro fique na prisão por muito tempo, mas meu desejo é que ele é sua família apodreçam em uma cela fria, úmida, escura e fazendo péssima companhia aos ratos dos esgotos próximos.
TEXTO DE:
Alexandre Périgo
E que venham bons ventos para o nosso Brasil
ResponderExcluir