domingo, 17 de outubro de 2010

Então é Natal...

Assmbleia Legislativa

Pelo visto, após as eleições de 2010, o Natal já chegou em Mato Grosso do Sul. Pelo menos no que diz respeito aos administradores públicos. E com o Segundo Turno das eleições presidenciais, políticos do Estado aproveitam para cair de cabeça novamente na campanha, e assim, arrastar até o próximo ano, seus serviços na Assembleia Legislativa.
O PMDB-MS, partido do Caudilho eleito Andrea Puccinelli, realizou nos últimos dias uma peça de teatro, com enredo fraco, e final previsivo. Discutiu-se o apoio a candidata do PT a Presidência da República, Dilma Roussef. Após o primeiro ato, as cortinas desceram e o público presenciou o final tão esperado: continua o apoio ao tucano José Serra.
Mas, acredite quem quiser, o prefeito Nelson Trad Filho, seu vice Edil de Albuquerque, o vereador Paulo Siufi, e até o deputado federal Geraldo Resende vão apoiar Dilma.
Ao saber da notícia o senador Delcídio do Amaral ( PT-MS ), deve ter ficado surpreendido, pois contava com a participação de Andrea na campanha de Dilma. Comenta-se nos bastidores que o apoio do Caudilho fazia parte de uma acordo entre os dois. Delcídio pediria votos para Andrea na corrida ao Governo do Estado, e Andrea devolveria o favor apoiando Dilma.
Mas, como se pode ver, mais uma vez o "Senador de Todos"  foi ludibriado pela lábia do comandante do PMDB do Estado.
Apesar de todos negarem este acordo, o simples fato de o PT ter excluído o Senador da coordenação da campanha de Dilma no segundo turno e ter preferido Zeca do PT, Dagoberto Nogueira ( PDT-MS ) e até o Senador peemedebista Valter Pereira, deixa claro que Delcídio realmente fez corpo mole no pleito desse ano. E ainda por cima adotou a dobradinha Delcídio-Moka pelo interior do Estado.
Delcídio apostou em uma estratégia arriscada, contando com a aposentadoria de Andrea após seu segundo mandato, para ser o candidato ao Governo do Estado pelo PT em 2014. Se Zeca se elegesse, poderia tentar a reeleição, e assim prejudicaria os planos do Senador.
-Esquece o Dagoberto, que a dobradinha tá de pé...
Mas mesmo anunciando pela centésima vez sua aposentadoria, o Caudilho já anunciou seu apoio a Nelsinho Trad ou Simone Tebet para a vaga que ele deixará. E como ele alega não querer concorrer ao Senado, muitos apostam que Nelsinho será o candidato ao Governo e Simone ficará com o Senado.
E como pudemos ver esse ano, Andrea é capaz de tudo para eleger seus "cupinchas". Isso traz futuros problemas para os Senadores Delcídio do Amaral e Marisa Serrano ( PSDB-MS ). Ambos podem sair da disputa de 2014 sem o seu tão sonhado lugar ao sol.
Outra pendenga que está surgindo é a disputa da prefeitura da capital, pois Paulo Siufi, já deu sinal de que quer disputar a vaga em 2012. Que ele não iria ficar quieto diante da ascensão da família era outro fato previsível. Afinal, com Fábio Trad e Luiz Henrique Mandetta nas vagas de deputado federal, Marquinhos Trad ocupando cadeira de deputado estadual, e Nelsinho caminhando para a vaga de Governador, não seria justo o último membro da família ficar de fora. E vale lembrar que até Antonieta Trad vem ocupando vaga de suplente de senador.
Levando-se em conta todo esse quadro, pode-se chegar a conclusão de que Delcídio além de prejudicar Zeca do PT, nas eleições desse ano, pode ter complicado ainda mais o seu caminho para 2014.Foi um tiro no pé, como diriam os antigos.
Mas como é época de comemorar o Natal que vai se aproximando, todas essas manobras ficarão para os próximos anos.
Ficará para outra época também, pelo visto as providências para o caso do deputado "aloprado" Ary Rigo, pois este já apresentou atestado assinado por médico de São Paulo, e se afastou das atividades parlamentares durante os próximos dias. E como o deputado Maurício Picarelli ( PMDB-MS ), corregedor da Assembleia demora mais que o normal para apurar os fatos narrados pelo próprio "aloprado" em vídeos gravados pela Polícia Federal, pode ser que nem haja processo por quebra de decoro parlamentar. Quando questionado, se resume apenas a dizer que está seguindo o regimento interno da casa.
Então, resta ao povo esperar o próximo ano, pois este já está no fim. Mas podemos ser agraciados com um projeto polêmico sobre javalis aqui no Estado. Esse assunto parece atrair muito mais aos nossos políticos do que ética ou honestidade.
E como ninguém pode afirmar que até mesmo esse assunto terá solução rápida, por aqui até os javalis já estão cantando:
Então, é Natal.......
-Será que essa lei pega?

Nenhum comentário:

Postar um comentário