quinta-feira, 4 de novembro de 2010

O Homem contra o Mundo

Essa imagem acima, pode ser comovente, pode ser engraçada, pode ser inclusive, cada vez mais costumeira nos dias de hoje. Cães e Gatos, inimigos históricos, durante o passar dos anos acabaram aprendendo a conviver uns com os outros, e a criarem laços de amizade quase humanos.
Quase humanos?
Será que nós humanos sabemos efetivar uma amizade com os animais dessa forma? A foto abaixo diz tudo:
Infelizmente, o homem é o único animal que se tornou incapaz de criar laços de amizade com os outros animais, que consideramos irracionais.
A matança desenfreada de baleias, golfinhos, focas, e outros tantos animais, é para servir apenas a usos fúteis na indústria da moda. No Canadá, por exemplo, milhares de focas são brutalmente assassinadas a pauladas, para terem suas peles arrancadas. Para deixar claro a selvageria, muitas carcaças são deixadas para trás, deixando claro que o importante é apenas a pele.
Na Baía de Taiji, no Japão são assassinados 2 mil golfinhos por ano, e o governo local se defende dizendo que faz parte da cultura milenar de seu povo.
Já na Dinamarca, o massacre de golfinhos é realizado com cortes de um gancho grosso. E é considerado um ritual de passagem da infância para a fase adulta. Os golfinhos Calderon, que são extremamente dóceis, são atraídos pelos homens e capturados, para depois serem brutalmente assassinados. Os que não morrem na hora, acabam se afogando em seu próprio sangue. Os gritos dos golfinhos no momento dos ataques assemelham-se ao choro de recém-nascidos. E acreditem ou não, levam os dinamarqueses ao ápice da alegria.
Então, vem a pergunta, o que esse Blog, exclusivamente político, quer afinal mostrar ao trazer esse assunto?
Simplesmente um alerta. O código 32 da lei federal 9605/98, diz o seguinte:
È considerado crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, doméstico ou domesticados, nativos ou exóticos.
Pena - Detenção de 3 (três) meses a 1 (um) ano e multa.
Parágrafo 1°. - Incorre nas mesmas Penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animais vivos, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
Parágrafo 2°. - A Pena é aumentada de 1 (um) terço a 1(um) sexto, se ocorrer a morte do(s) animal(s)."
O problema é que tramita no Congresso a PL 4548/98, de autoria do Deputado José Thomaz Nonô, que visa alterar a redação do texto, excluindo os termos animais domésticos ou domesticados.
O que significa que se alguém por exemplo, amarrar um cachorro ao carro e arrastá-lo até a morte por simples "diversão", poderá sair impune.
Que nossos políticos são conhecidos no mundo todo por criar leis absurdas e ridículas, isso já sabemos, mas daí a aprovar uma lei que significará tamanho retrocesso na história da proteção animal, seria imperdoável.
O deputado "aloprado", justificou que essa mudança procura proteger eventos como cavalhadas, pesca esportiva, rodeios e vaquejadas, por serem manisfetações culturais de algumas regiões brasileiras, e por causa de alguns juristas estão sendo proibidas por causa da interpretação da lei.
O que esse acéfalo-deputado, não prevê é que essa mudança no texto poderá deixar crimes bárbaros como atear fogo a um gato vivo, sem uma forma de punição.
Por isso é importante que a população faça sua parte, se testemunhar atos de maus-tratos contra animais, faça denúncias aos órgãos competentes de sua cidade. Existe um abaixo assinado sendo produzido no site da  WSPA Brasil ( link no fim do post ), que será enviado ao Congresso Nacional, pedindo que essa barbárie não seja aprovada.
Ajude a mudar essa realidade, e a transformar o nosso mundo em um lugar melhor de se viver. Espelhe-se nos animais que já aprenderam a se tolerarem, e criaram vínculos de amizades melhores que o dos humanos.

2 comentários:

  1. Não podemos deixar de citar aqui o "ilustríssimo" vereador Paulo Siufi, que criou a Lei de extermínio dos cachorros portadores de Leishmaniose, sendo que esta tem tratamento. Assassino de cachorros???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nossos vereadores entendem o mínimo de qualquer coisa. E principalmente sequer pagam seus aluguéis...

      Excluir