quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

O Mau-Caráter Consciente como lastro do Espírito Nacional

 

Estava saindo do condomínio onde moro e fui abordado pelo porteiro, que me disse em alto e bom tom:

- O senhor é contra a independência do Banco Central?

Aquela pergunta me pegou de surpresa. Não sabia o que responder, porque simplesmente jamais cheguei a pensar sobre o assunto. A independência do Banco Central interfere tanto na minha vida quanto a mudança de nome do Ceilão para Sri-Lanka, ocorrida há décadas atrás, quando eu sequer era nascido.

Empertiguei-me e olhando para o horizonte respondi:

- Ora, independente de quem?

Foi o suficiente para que ele passasse os dez minutos seguintes discorrendo sobre a importância de se manter a independência do órgão. Não que soubesse explicar efetivamente o que isso significava, mas repetia que não poderia haver políticos interferindo nas decisões do Banco Central.

- Ora, e quem deve interferir afinal, nas decisões do BC, então? - Perguntei olhando para o céu.

Ele me olhou assombrado. O rosto ficou corado. Talvez tenha lhe passado a falsa impressão de querer briga.

- Ora, os diretores. Não os políticos.

- O senhor sabia que quem indica os diretores é o presidente e quem aprova é o senado?

- Sim... mas... eles são independentes. O Banco Central é independente.

- Independentes de quem?

- Dos políticos. Do governo.

- Quem lhe garante tal coisa?

- A imprensa. Os analistas econômicos garantem que a independência é boa.

- Mas, boa para quem?

Ele parecia que ia explodir, de tanto que estava vermelho. E explodiu mesmo. Falou alto para que outras pessoas passando pela área comum escutassem.

- Vejo que o senhor é populista.

Não me deu tempo de responder ou argumentar. Virou-me as costas e saiu em busca de outros parceiros de conversa, que fossem menos subversivos ( eu sou subversivo?).

Caminhando pelas ruas, me deparei na banca de jornais com dezenas de revistas e impressos, louvando a independência do órgão. Em um botequim, uma TV mostrava um programa jornalístico onde os analistas defendiam que o órgão deveria se manter longe dos políticos. Pessoas sem rosto, sentadas nas mesas e a beira do balcão, concordavam de forma veemente.

Descobri então, que havia um mau-caráter consciente, manipulando o espírito nacional. As pessoas das mais diferentes classes sociais, das mais diferentes culturas, das mais diferentes formações acadêmicas, eram unanimes em concordar com um fato que nada tinha de importante.

O Banco Central deveria estar acima da política, pois afinal, a política busca atender interesses de determinados grupos, como o povo, por exemplo.

Todos concordavam que deveria haver um órgão que interferisse nos interesses dos brasileiros, como políticas de juros, políticas econômicas, mercado de trabalho, e em seus próprios bolsos, mas que deveria estar acima dos interesses dos próprios brasileiros.

Fiquei em frente à Lagoa (aqui em Campo Grande também tem), pensando então, aos interesses de quem atendia este órgão independente.

Foi quando meu telefone tocou, e ouvi minha esposa dizer do outro lado da linha:

- Não esqueça de fazer o mercado.

- Ah, o Mercado. - pensei.

Sempre o Mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário