quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Nos tempos dos Caudilhos

Porca Miseria!!!
Caudilhismo é o exercício do poder político caracterizado pelo agrupamento de uma comunidade em torno do Caudilho. Nada mais parecido com o que acontece hoje no Mato Grosso do Sul. Um grupo de políticos estaduais, há muito vem fazendo as vontades de um caudilho de sangue italiano, aqui no Estado.
E se levado em conta o resultado das eleições desse ano, podemos evidenciar que a população já se dobrou diante do poder econômico dessas figurinhas nada simpáticas. Além de temer ameaças como a perda de casas e programas sociais, geralmente concedidos a "cupinchas".
 E no que depender do governador eleito Andrea Puccinelli ( nome de batismo ), sequer haverá oposição ao seu governo, pois segundo ele, grupo de deputados eleitos na coligação rival já o procurou, na esperança de conseguir abocanhar alguns grãos da gorda panela de verbas concedidas aos parlamentares, todos os anos.
Na Assembleia Legislativa pelo visto, continuará a vantagem governista de 20 contra 4, pois acredita-se que os deputados eleitos pelo PT ainda sejam oposição ao governador, mesmo que sejam voto vencido na aprovação de projetos confusos, como vem sendo nos últimos anos. Os outros 3 deputados eleitos na coligação rival, são os que supostamente, procuraram o italiano para pedir perdão pela escolha feita na hora de compor as coligações que concorreram.
Como se não bastasse, Andrea conseguiu ainda colocar na Câmara, seu apadrinhado Edson Giroto ( PR ), e na Assembleia seu secretário de habitação Carlos Marun ( PMDB ).
Seguindo a linha da simpatia da população em relação aos caudilhos do Estado, temos ainda a "la bella donna" Simone Tebet de uma tradicional família árabe-brasileira, na vaga de vice-governadora. Já outra família caudilhista, os Trad além de reeleger Marquinhos Trad na Assembleia, conseguiu colocar Fábio Trad na vaga do aposentado Nelson Trad, e de quebra entraram Luis Henrique Mandetta na Câmara, e na suplência do Senador eleito Waldemir Moka ficou a primeira dama da capital Antonieta Trad. Dinheiro gasto, mas com retorno garantido.
E por falar em Senado, mais um motivo para Puccinelli comemorar, pois conseguiu eleger seus dois candidatos. O peemedebista Waldemir Moka e o petista(?) Delcidio do Amaral. Esse último inclusive fez questão de circular pelo interior ao lado de peemedebistas, alengando ser o "Senador de todos". Mas o que se viu mesmo, é que ele na verdade era "o Senador do Governador". Moka defenderá direitos de agro-produtores, pecuaristas e outros que costumam invadir terras indígenas alegando serem "terras produtivas".
Como surpresa ficaram de fora os deputados  Youssif  Domingos, ex-líder governista na Assembleia, e o veterano "aloprado" Ary Rigo. Pelo visto quando foi filmado dizendo que perderia apenas 3 mil votos, estava enganado pois perdeu 20 mil votos, metade dos que votaram nele em 2006. O Caudilhismo não permite tropeços pelo visto.
Eu não falo mais nada...
Resta agora sonharmos com as migalhas que poderão ou não cair em nossas bocas nos próximos anos não eleitorais. E acompanhar atentos as verborragias de nosso Governador, que aliás cairam nas graças da população.
Ou quem sabe até nos tornarmos  "cupinchas" de algum Caudilho aqui do Estado.

Um comentário:

  1. Olá Tarciso você é uma pessoa, corajosa e inteligente, parabéns.

    ResponderExcluir