quarta-feira, 1 de março de 2023

Vinho com sabor de escravidão

 

Após o resgate de 207 pessoas em situação análoga à escravidão em uma prestadora de serviço das vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton, o Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves/RS relacionou o caso ao pagamento de benefícios sociais a trabalhadores pobres. 

É isso mesmo que você leu.

Para esta associação, a volta da escravidão é uma reação legítima do empresariado aos nefastos programas assistencialistas que ousam matar a fome de quem é muito necessitado. Segundo a nota, "há uma larga parcela da população com plenas condições produtivas e que, mesmo assim, encontra-se inativa, sobrevivendo através de um sistema assistencialista que nada tem de salutar para a sociedade".

Mas não foi tudo. Respire fundo e siga comigo. 

O vereador Sandro Fantinel do Patriotas da vizinha Caxias do Sul/RS disse hoje na câmara legislativa da cidade que "baianos são preguiçosos e sujos" e ironizou: "agora os empresários vão ter que colocar essa gente lá de cima em hotel cinco estrelas?".

Além de toda a destruição que provocou no país nos últimos anos, o bolsonarismo ainda encorajou a elite escravagista brasileira a abandonar a tênue camuflagem de humanismo que forçadamente vestia; agora o preconceito, o culto à desigualdade e o elitismo são escancarados, pois se tratam apenas de "opinião que deve ser respeitada".

Ou providenciamos uma solução à la Robespierre para essa gente ou nossos flagelos sociais permanecerão indefinidamente.


TEXTO DE:

Alexandre Périgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário